Nota – Exonerações na Região de Saúde Sul e no Hospital Regional do Gama (HRG)

GDF determinou afastamento de servidores após denúncias relatando assédio moral e nomeações indevidas; SindEnfermeiro continua acompanhando problemas de infraestrutura e déficit de pessoal no HRG

Publicada em 28 de novembro de 2019

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil/EBC

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem, por meio desta nota, comunicar os desdobramentos acerca dos problemas enfrentados com a gestão no Hospital Regional do Gama (HRG), e que vinham sendo denunciados e acompanhados pelo sindicato nos últimos meses.

Na última terça-feira (26), foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nº 224 as exonerações do superintendente da Região de Saúde Sul do DF – responsável pela supervisão dos atendimentos nas unidades abrangidas, incluindo o HRG, bem como a chefe da diretoria administrativa da unidade.

Os gestores foram destituídos de suas funções após uma série de denúncias do SindEnfermeiro junto à Secretaria de Saúde (SES-DF), Ministério Público do Trabalho (MPT-DF) e ao Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN-DF), apontando para a situação calamitosa do hospital e os diversos problemas enfrentados, como as nomeações indevidas para cargos privativos de enfermeiros, assédio moral e coação, bem como o déficit de pessoal e as péssimas condições físicas – fatores que levaram à exoneração dos responsáveis pela gestão do HRG.

Em resposta ao oficio enviado para o hospital (veja íntegra abaixo), a diretora comunicou o afastamento dos servidores pelos motivos acima citados, bem como apresentou dados sobre o atual déficit de 98 enfermeiros de 20 horas na unidade, conforme relatório da Gerência de Dimensionamento e Avaliação do Trabalho – GEDAT.

O SindEnfermeiro continuará acompanhando e cobrando soluções dos problemas relacionados ao déficit de pessoal e às condições de trabalho dos profissionais. Para isso, contamos com você, enfermeiro, para que juntos possamos mudar a realidade da saúde pública no Distrito Federal! Procure o sindicato para realizar denúncias e expor os problemas enfrentados nas unidades de saúde no Distrito Federal. A sua participação é fundamental nessa luta.