CBCENF: o maior evento científico da Saúde na América Latina, SindEnfermeiro participa da 22ª edição

O SindEnfermeiro participou do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), no Paraná. O evento é considerado o maior congresso de enfermagem da América Latina. Este ano o tema foi “A formação e o exercício profissional na era tecnológica: Impactos na Enfermagem”.

Publicada em 19 de novembro de 2019

Entre os dias 11 e 14 de novembro, o Sindicato dos Enfermeiros do DF marcou presença no 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Considerado o maior encontro científico da área de Saúde da América Latina, este ano teve como sede a cidade de Foz do Iguaçu e colocou em evidência mais de 2 milhões de profissionais da enfermagem.

O tema do CBCENF 2019 foi “A formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na Enfermagem”. Durante a semana, os participantes assistiram palestras, debates e apresentações sobre temas transversais à enfermagem. Além disso, o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de cada estado montou um estande com temas e inovações aplicados nas suas regiões e objetos típicos que os representassem.

Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro, define o congresso como um momento para discutir temas que são muito importantes para a enfermagem especialmente a gestão. “Dialogamos sobre os novos rumos da profissão, além de ser um momento em que conseguimos compartilhar experiências exitosas. Uma coisa que tem me chamado muito a atenção e que vai mudar os rumos da enfermagem é o fato de estarmos discutindo gestão, porque uma gestão sem ciência nós não conseguiremos avançar”, pontua.

Medição e troca de experiências

Nessa edição, Dayse Amarílio foi convidada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) para coordenar duas mesas redondas durante o evento. Na quarta-feira (13), Dayse coordenou a mesa “Sofrimento psíquico: situações de enfrentamento pela Enfermagem”, que contou com a presença do Dr. Leopoldo Silva de Moraes, pesquisador e professor da Universidade Federal do Pará, Dra. Heloísa Helena Oliveira, representante do COFEN e Dra. Márcia pesquisadora professora da Universidade de São Paulo, que apresentaram suas pesquisas sobre saúde mental e enfermagem.

Já na quinta-feira (14), foi a vez de Dayse estar à frente da apresentação de experiências exitosas, em que profissionais na enfermagem puderam apresentar aos participantes diversas ações que tiveram sucesso no âmbito da enfermagem.

Entre as experiências estão atividades desenvolvidas com detentas, cuidados paliativos com recém-nascidos, criação de ligas acadêmicas e várias outras iniciativas em que enfermagem tinha uma aplicação científica e social.

Segundo Dayse, a oportunidade de coordenar essas mesas foi muito gratificante e uma forma de participar ativamente e se aprofundar sobre diversos assuntos. “Fiquei muito honrada em ter sido convidada pela organização para estar à frente dessas atividades. Além disso, você tem um contato maior com os palestrantes e com os congressistas”.

“Espero que nos próximos congressos nós possamos falar sobre política e o empoderamento da enfermagem nos espaços de poder. Será muito importante para que nós possamos atingir novos horizontes e sermos uma categoria mais valorizada”, completa.

Lançamento da Cartilha da Atenção Primária

O SindEnfermeiro lançou a Cartilha da Atenção Primária durante o segundo dia de CBCENF. Na ocasião, Dayse Amarílio, Nayara Jéssica – diretora de comunicação, e Simone Fidelis – uma das organizadoras e revisoras da cartilha, apresentaram para os presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem dos estados e outras autoridades o material.

Entre as autoridades presentes no lançamento estavam o deputado distrital Jorge Vianna (PODEMOS), Gilney Guerra, tesoureiro do COFEN, Marcos Wesley, presidente do COREN-DF, Rinaldo de Souza, coordenador do curso de Enfermagem da ESCS e Tarcísio Faria, diretor executivo do SindEnfermeiro.

Para Simone Fidelis, organizadora e revisora da cartilha, o material tem a intenção de ser um facilitador na rotina diária dos enfermeiros. “Esperamos que a cartilha ajude no dia a dia dos profissionais da assistência em saúde e principalmente na consulta de enfermagem”.

Nayara Jéssica define o guia como um norteador para a atuação do enfermeiro da atenção primária. “O guia é um fluxograma orientador muito rico de informações científicas e técnicas, uma vez que está pautado nos protocolos de assistência da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde. É um material que vem auxiliar a atuação dos enfermeiros e padronizar o processo de trabalho”, completa.

O guia nasceu da parceria entre o Sindicato dos Enfermeiros e a Escola Superior de Ciências da Saúde e foi elaborado pelas estudantes de enfermagem Bárbara Cristina, Pâmela Uaqui e Talita Freitas e contou com a coordenação da docente Domitília Bonfim. A intenção de levá-lo para o CBCENF foi dar maior visibilidade para as iniciativas feitas no Distrito Federal.

A 23ª edição do CBCENF será em Maceió (AL) e acontecerá entre os dias 03 e 06 de novembro de 2020, no entanto, ainda não foi decidido qual tema norteará o congresso.