SindEnfermeiro visita UBS 01 de Ceilândia para averiguar condições de trabalho

Unidade funciona em local provisório desde 2011; Problemas vão desde falta de ar condicionado a espaços inadequados para esterilização

Publicada em 18 de outubro de 2019

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) esteve, na tarde da última quinta (17), na Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 01, de Ceilândia, para avaliar as condições gerais e de trabalho dos enfermeiros. Durante a visita realizada pelo secretário-geral do sindicato, Jorge Henrique, e pelo diretor Adriano Limírio, foram constatadas irregularidades nas condições físicas da unidade, que funciona de maneira provisória em espaço inadequado.

Segundo relatos dos profissionais, a UBS funciona precariamente no espaço atual – destinado para procedimentos laboratoriais – há 8 anos. Em julho, foi prometido que a unidade seria remanejada, porém a mudança não ocorreu, e desde então não foi dada previsão para a realocação.

Além dos problemas quanto à localização provisória, o espaço não possui as mínimas condições para o funcionamento, não dispondo de local adequado para a realização de curativos e aplicação de medicações. Foi constatado também que a central de esterilização armazena materiais limpos juntamente com outros já utilizados – gerando grande risco de contaminação aos pacientes e servidores.

O SindEnfermeiro está visitando as unidades de saúde do Distrito Federal com o objetivo de averiguar as condições de trabalho dos profissionais e a qualidade do atendimento à população, e se compromete a continuar buscando soluções de forma conjunta para os problemas encontrados.