SindEnfermeiro participa de encontro da Frente Parlamentar em Defesa do Servidor Público

Evento reuniu parlamentares, entidades de classe e servidores; Frente tem como objetivo discutir o desmanche do funcionalismo público

Publicada em 15 de outubro de 2019

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) esteve, na manhã desta terça (15) no evento da Frente Parlamentar em Defesa do Servidor Público, realizado no Salão Negro da Câmara Federal. O diretor do SindEnfermeiro, Adriano Limírio, esteve presente no encontro – idealizado pelo deputado federal Prof. Israel Batista (PV-DF), e que contou com a presença de parlamentares como a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), representantes de entidades de classe e servidores.

Durante o evento, foram tratados temas relevantes ao funcionalismo público, como a reforma administrativa proposta pelo atual governo – que defende o fim da estabilidade do servidor, além das políticas de desmanche ocorridas em diversos órgãos da esfera federal e nos ministérios – a exemplo da extinção dos ministérios do Trabalho e da Previdência Social.

“Esta é uma frente contra a desconstrução de todos os princípios básicos que regem o funcionalismo público no país. Estamos passando por um processo de sucateamento, que visa à terceirização das atividades e principalmente, o fim da estabilidade”, aponta Adriano.

UNIÃO PELO SERVIÇO PÚBLICO

A Frente Parlamentar em Defesa do Servidor Público foi criada com o objetivo de discutir o aprimoramento do serviço público, ao mesmo passo que busca ser um mecanismo de defesa aos constantes ataques contra os servidores e os seus direitos.

A ideia teve como base um projeto de lei que está em tramitação no Congresso, que altera as regras de estabilidade para servidores públicos, deixando brechas para assédio moral e uma série de ilegalidades para gestores que queiram agir de forma arbitrária contra servidores com estabilidade que sejam seus subordinados.