SindEnfermeiro participa do Ato Nacional em defesa do SUS

Publicada em 6 de agosto de 2019

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) participou, na última quinta (05), do Ato Nacional Unificado em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu em frente ao Museu da República e reuniu a diretoria do SindEnfermeiro,  os integrantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde, além de estudantes, entidades sindicais e parlamentares.

Para a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, o ato unificado foi um momento muito importante dentro de uma conferência que tem participação tripartite – gestores, população e trabalhadores, onde o engajamento social foi muito maior. “Nunca houve um ato dentro de uma conferência. É extremamente necessária uma mobilização social, especialmente diante do cenário que o Brasil vem enfrentando, com sucessivos golpes ao financiamento do SUS, entre eles a Emenda Constitucional 95 – que congela recursos para educação e saúde –, PEC 108 de 2019, que acaba com os conselhos profissionais, além das Reformas Trabalhista e da Previdência.”, apontou.

16ª Conferência

A 16ª Conferência Nacional de Saúde começou no domingo (04) e vai até a quarta (07). As Conferências de Saúde acontece de quatro em quatro ano e reúnem gestores, profissionais de saúde e usuários do SUS. O tema desse ano é “Democracia e Saúde” e está dividido em três eixos: saúde como direito, consolidação dos princípios e financiamento do SUS. A partir do que é discutido na conferência surgem ações e diretrizes que deverão ser desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, estados e municípios.