SindEnfermeiro volta ao Hospital São Mateus para verificar cumprimento de determinações feitas pelo MPT-DF

Publicada em 23 de julho de 2019

Na manhã desta terça (23), a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), Dayse Amarílio, esteve no Hospital São Mateus, para averiguar se a instituição cumpriu as determinações feitas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-DF) após vistoria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), depois que o sindicato denunciou as condições precárias no repouso dos enfermeiros.

Durante a visita, a presidente constatou que o hospital readequou as suas instalações, cumprindo os requisitos apontados na notificação enviada no último dia 08 de julho pelo órgão fiscalizador, que determinou o prazo de até 20 dias para que o hospital comunicasse o cumprimento das intervenções nas áreas de repouso.

Entre os pontos que passaram por melhorias, estão a instalação de um novo aparelho de ar-condicionado, melhorando a ventilação do espaço e reduzindo ruídos provenientes da central de ar da unidade – localizada ao lado do repouso, a reestruturação da área destinada à refeição dos enfermeiros e outras pequenas adequações, como troca de lâmpadas e instalação de um novo aparelho de micro-ondas na copa.

A presidente do SindEnfermeiro destaca a luta para que os profissionais de enfermagem tenham um tratamento isonômico, e as dificuldades para alcançar tais objetivos. “Nós gostaríamos que não houvesse a necessidade de uma ação tão incisiva do sindicato para ter um repouso minimamente decente. Sabemos que infelizmente as categorias não são tratadas de maneira isonômica, e por conta disso, nós temos que lutar para que o profissional de enfermagem seja reconhecido e valorizado”, aponta.

Vale ressaltar que, apesar das adequações e melhorias, o Hospital São Mateus ainda responde ação civil pública na esfera judicial, por conta do atraso no pagamento dos salários, além dos indícios de assédio moral e desligamentos arbitrários de funcionários. O SindEnfermeiro continuará acompanhando todos os desdobramentos deste caso, e reitera seu papel na defesa da categoria e das boas condições de trabalho dos profissionais.