“Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade” foi o tema central da 80ª Semana Brasileira da Enfermagem

Publicada em 27 de maio de 2019

Entre os dias 12 e 2o de maio, foi realizada a 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, realizada anualmente desde 1940. O evento teve como temática central “Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade”, e reuniu entidades normativas, educacionais e de classe da enfermagem.No Distrito Federal, foram realizados mais de 30 seminários, fóruns de discussão e palestras direcionadas aos trabalhadores da enfermagem, estudantes e professores – além da comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, ressalta a importância de abordar o tema, olhando pela perspectiva da enfermagem. Para ela, “a equidade precisa se tornar uma prática dentro da própria categoria, de modo que esta premissa deve ser compreendida tanto por parte dos profissionais quanto pelos gestores”.

1º Seminário sobre Saúde do Trabalhador

{“item”:{“showCaptionTitle”:true,”showCaptionDescription”:true},”lazy”:true,”src”:”data-src-fg”,”srcset”:”data-srcset-fg”,”template”:{“loop”:true}}

O evento contou com a presença da presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, o secretário-geral Jorge Henrique, e os diretores Adriano Limírio e Tarcísio Faria – além de membros do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN-DF), Ministério Público do Trabalho (MPT), a Diretoria de Enfermagem (DIENF) da Secretaria de Saúde (SES-DF) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Durante os debates, a presidente reafirmou a importância de alcançar a igualdade enquanto profissionais, “pois é um fator que interfere diretamente no acesso das pessoas à assistência de saúde”.

O diretor Adriano Limírio aponta a realização do seminário como um importante espaço para a articulação de estratégias para a saúde do trabalhador. Para ele, a discussão encabeçada pelo sindicato é de significativa importância, pois as condições oferecidas pela Secretaria de Saúde para o exercício da enfermagem são insuficientes.

“É de suma importância trazer a discussão sobre as condições de trabalho para os profissionais da enfermagem, que estão diretamente expostos a ambientes insalubres, falta de materiais necessários à realização dos atendimentos, além da pressão por resultados em curto prazo”, afirma.

Adriano ressalta, ainda, a alta incidência de enfermeiros que estão adoecendo, devido à exaustiva carga de atividades e a ausência de políticas que valorizem a saúde dos profissionais. “Nossos colegas estão padecendo, por conta da depressão e outras doenças – alguns chegando ao ponto de atentar contra a própria vida”, conclui.

Debates e palestras

Além da organização do 1º Seminário sobre Saúde do Trabalhador, o SindEnfermeiro participou de diversas ações durante a semana, incluindo fóruns e seminários em hospitais e universidades. A presidente Dayse Amarílio participou, nos dias 13 e 14 de maio, das cerimônias de abertura nos Hospitais Regionais de Taguatinga (HRT) e da Ceilândia (HRC), respectivamente. Além de participar do início das solenidades, Dayse também esteve na mesa de discussão sobre assédio, junto com o departamento jurídico do sindicato.

Ainda no dia 14, a sede do SindEnfermeiro recebeu uma roda de conversa sobre “Os desafios da enfermagem para a prática com equidade”. Os diretores Sérgio Lima e Nayara Jéssica estiveram presentes no debate, que ainda teve a participação da enfermeira e professora, Drª Fátima Sousa.

Em 15 de maio, o diretor Adriano Limírio fez parte da mesa de abertura da Semana da Enfermagem do Hospital Regional da Samambaia (HRSAM). Na ocasião, Adriano ressaltou que “equidade é muito importante tanto para os pacientes, quanto aos profissionais de saúde, já que enquanto indivíduos, todos também são pacientes”.

No dia 16 de maio, a Administração Central (ADMC) da SES-DF recebeu o seminário para discutir “Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade”. Estiveram presentes a presidente Dayse Amarílio, e os diretores Márcio da Mata e Sérgio Lima – além do secretário de saúde, Osnei Okumoto, o diretor de enfermagem da pasta, Luiz Roriz, e o presidente do COREN-DF, Marcos Wesley.

No mesmo dia, o diretor Tarcísio Faria participou de um café da manhã com os servidores do GESAP 01, em Santa Maria. Durante o encontro, Tarcísio falou sobre o papel do sindicato na luta e na defesa dos direitos dos enfermeiros, e apontou a importância da Semana Brasileira de Enfermagem – e de campanhas como o “Nursing Now” para conscientizar o poder público sobre o papel dos profissionais nas políticas de saúde.

O diretor ressalta a necessidade de mudanças na estrutura do SUS para que se alcance a democratização da assistência. “A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) reconhece que, para chegarmos a uma assistência universal, devem ser feitas transformações que tomem como base a abordagem da Atenção Primária (APS).”

Em Brazlândia, a presidente Dayse Amarílio e o secretário-geral, Jorge Henrique, estiveram presentes na cerimônia da 43ª Semana da Enfermagem do Hospital Regional de Brazlândia (HRBZ), realizada em 20 de maio. Dayse fez parte da mesa de abertura do evento, e enfatizou a importância da enfermagem para a transformação da realidade em que está inserida.

Participação de estudantes

As ações também estiveram presentes nas universidades, constituindo uma importante plataforma de debates e integração com os estudantes da área. O secretário-geral Jorge Henrique participou, em 16 de maio, do seminário realizado pelo Comitê Estudantil da ABEn, no auditório da sede nacional da entidade.

No dia 17 de maio, a Faculdade de Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB) recebeu o III Fórum de Segurança do Paciente – que contou com a participação do diretor do SindEnfermeiro, Suderlan Sabino. O debate teve o objetivo de realizar um aprofundamento das discussões sobre a qualidade do atendimento realizado nas unidades de saúde.

A cerimônia de encerramento da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem ocorreu no dia 20 de maio, na Sede Nacional da ABEn. Os diretores Adriano Limírio e Jorge Henrique estiveram na solenidade – além da presidente da seção regional da ABEn-DF, Rosalina Sudo e o secretário-geral do COREN-DF, Tiago Pessoa.

Na ocasião, foram realizadas bancas de avaliação de trabalhos acadêmicos, com a entrega de premiações para os melhor avaliados, e ao final, os alunos do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAEnf) da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) realizaram uma apresentação para encerrar a celebração.

#EnfermagemPraMim: campanha conta histórias da profissão através do olhar de enfermeiros

O SindEnfermeiro realizou em suas redes sociais a campanha #EnfermagemPraMim entre os dias 12 e 17 de maio, trazendo as histórias de enfermeiros do Distrito Federal, suas vivências e rotinas. A iniciativa buscou trazer um lado mais humano do profissional, através dos relatos de enfermeiros que fazem a diferença na saúde do DF, seja por conta de sua atuação, projetos desenvolvidos ou o cuidado diferenciado com os pacientes.

A Semana Brasileira de Enfermagem tem papel fundamental na promoção e realização de iniciativas e políticas em prol da qualidade da assistência de enfermagem do Brasil, além de trazer novas perspectivas sobre a atuação do enfermeiro. Por isso, o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal entende a necessidade de encabeçar e participar de ações que valorizam e reconhecem os desafios do profissional de enfermagem.