Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Na SES, SindEnfermeiro e FUEnf discutem portaria que limita funções de chefias à enfermagem

Publicada em 22 de maio de 2019

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio e o diretor executivo, Márcio da Mata, estiveram reunidos na manhã da última terça (21), com os representantes da Frente Única da Enfermagem (FUEnf) e com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, deputado Jorge Vianna (Podemos) e com gestores da Secretaria de Saúde, para discutir o impacto administrativo da portaria 280/2019, que trata entre outras coisas do perfil da chefia de enfermagem.

Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal em 25 de abril, a portaria retira a autonomia de servidores que ocupam as funções de assessor, supervisor de serviços, supervisor de emergência, supervisor de enfermagem e supervisor de unidade os cargos de chefia.

“Eles entenderam o impacto administrativo e na assistência ao usuário que essa portaria trouxe, pois tira a autonomia do enfermeiro. Hoje não existe a função de supervisor ou chefe de enfermagem no regimento interno da SES, vamos rever o decreto de 2018 para que seja garantindo dentro do organograma da secretaria a função desse profissional”,
afirmou Dayse após a reunião.
Outra questão apontada foi a inclusão dentro do regimento interno a atribuição de gestão para o profissional enfermeiro e o retorno da CME e do NRAD para o Núcleo de Enfermagem.

Ao final do encontro ficou acordado que o SindEnfermeiro e as entidades que compõe a FUEnf junto com os representantes da SES-DF farão um grupo de trabalho que irá discutir o decreto 39.546/2018. Além disso, foi combinado também que será retirada da portaria o termo que restringe os profissionais de enfermagem os cargos de chefia e a revisão do organograma da secretaria.

 

Confira aqui o documento entregue ao secretário durante a reunião.