Nota de apoio à Greve Nacional da Educação

Publicada em 14 de maio de 2019

No início de maio, o Ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou o corte de recursos em todas as áreas da educação pública federal. Os cortes atingem a educação básica, as universidades e os institutos federais, chegando a Totalizar R$ 5,7 bilhões.

O Sindenfermeiro entende que os cortes na Educação prejudicam as políticas de fomento ao ensino e à pesquisa no Brasil, além de dificultarem o acesso da população ao ensino público e gratuito.

Diante desses fatos, o sindicato apoia a Greve Nacional da Educação e convoca todos os profissionais da Enfermagem a participarem do Ato público na esplanada dos ministérios, com concentração às 10 horas, no dia 15 de maio, em frente ao Museu Nacional.

A Greve Nacional da Educação em 15 de maio também tem como pauta a luta contra a proposta de Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro, que prejudica os trabalhadores de todo o país.

Defender a educação pública significa lutar por mais investimentos em políticas sociais, incluindo mais investimentos no SUS, que está sofrendo com o congelamento de investimentos impostos pela EC 95.