SindEnfermeiro participa de ação no Dia Internacional de Combate e Prevenção a Hipertensão

Publicada em 30 de abril de 2019

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal esteve presente, no último sábado (27), na ação realizada pelos trabalhadores da Unidade Básica de Saúde nº 02 do Guará. A iniciativa aconteceu em um condomínio do Guará II, e contou com a presença da equipe da unidade, composta por enfermeiros, médicos e técnicos – além de tutores e estudantes de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Durante a ação, os moradores puderam medir a glicemia, aferir a pressão arterial, além de se vacinarem contra a gripe. Quem participou da iniciativa também pode conferir palestras sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e saúde bucal. Os pacientes que tem mobilidade reduzida, ou que não conseguem se locomover receberam a vacina contra gripe em casa.

A enfermeira Luciene Corado, que trabalha na unidade há 13 anos, foi a responsável por coorde

nar a ação. Ela destaca, entre outros pontos, a importância de fortalecer os vínculos com os moradores da região, no sentido de facilitar a adoção de estratégias específicas de atendimento.

“Essas ações ajudam a traçar um panorama da comunidade de acordo com as suas necessidades específicas. Através delas, nós podemos identificar se na região predomina um maior número de hipertensos ou diabéticos, por exemplo, e mapear a incidência desses casos”, afirma Luciene.

A iniciativa trouxe, também, a oportunidade de aprendizado para os estudantes de enfermagem – possibilitando, além da atuação prática, uma maior compreensão da importância da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse contato é extremamente necessário, principalmente durante a graduação, que é quando recebemos nossos primeiros pacientes”. É o que afirma a estudante Sâmia de Sá, aluna de do Curso de Graduação em Enfermagem da ESCS que participou da iniciativa. Para ela, “este é o momento em que os graduandos podem aprender na prática o que é a enfermagem e o que ela representa, seja no âmbito da saúde, social ou político”.

Para a tutora de Habilidades Práticas em Enfermagem (HPE), Simone Fidélis, “a participação do SindEnfermeiro foi importante, não só no sentido de auxiliar na viabilização dessa intervenção junto a comunidade, mas também para mostrar como as entidades de enfermagem podem contribuir no desenvolvimento dos estudantes”.