SindEnfermeiro realiza seminário sobre a “privatização da saúde”

Publicada em 14 de fevereiro de 2019

O que está por trás do desmonte do Sistema Único de Saúde? Essa foi a questão que norteou o primeiro seminário que leva o mesmo nome. O encontro aconteceu na última terça-feira (12) na sede do Sindicato dos Enfermeiros do DF. A direção do SindEnfermeiro-DF, representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Rubens Bias – analista de políticas sociais do Ministério da Saúde, estudantes e profissionais da enfermagem estiveram reunidos para discutir e analisar a saúde pública nas esferas distrital, nacional e internacional.

Para a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, esses espaços são muito importantes para a construção de conhecimento. “Esse é o papel do sindicato e de nós enquanto categoria. Espaços como esses são extremamente necessários para que nós alcancemos o empoderamento, principalmente nesse momento de sucateamento e sub-financiamento do SUS”, completa Dayse.

O secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, afirma que eventos como esse são importantes para a discussão do que está por trás da privatização dos Sistema Único de Saúde. “A falta de investimento, a subvenção à rede privada de saúde, os desvios de recursos, são problemas que se estendem por anos e que contribuem com o desmonte do SUS”, finaliza Jorge.

O seminário foi o primeiro da série de eventos que o SindEnfermeiro-DF fará para discutir e analisar a conjuntura do SUS no Distrito Federal e no Brasil. Pensar em um Sistema Único de Saúde público e de qualidade é um dever de todos.