Nota de esclarecimento: equívoco em matéria

Publicada em 17 de janeiro de 2019

Assessoria de Comunicação (ASCOM) do SindEnfermeiro-DF vem por meio dessa nota esclarecer o equívoco na matéria “Sempre na defesa do enfermeiros”, que consta na 3ª edição da Folha SindEnfermeiro na qual cita apenas a atuação da Vigilância Sanitária  na inspeção realizada no Hospital São Mateus.

Na realidade, a atuação advinda do MPT, por meio da denúncia feita pelo Sindicato dos Enfermeiros em desfavor do Hospital São Mateus, foi encaminhada e averiguada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do DF (CEREST), que é responsável pelas inspeções sanitárias em Saúde e ambiente de trabalho.

Na referida matéria, as irregularidades que foram citadas não foram averiguadas pela Vigilância Sanitária do DF, e sim pela CEREST, por intermédio da promoção, prevenção, proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), buscando controlar os fatores de risco à saúde, relacionados às atividades laborais.

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

Cabe a CEREST promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, e atender denúncias relacionadas ao ambiente e saúde do trabalho, assim como as que foram feitas junto ao Hospital São Mateus.

A vigilância sanitária também contribui para averiguar se as normas sanitárias do Hospital São Mateus estavam de acordo com a legislação vigente. Entre as avaliações realizadas, estão o do Plano de Segurança do Paciente e Protocolo de Controle de Infecção Hospitalar e a Gerência de Serviços de Saúde, relacionadas à estrutura física das unidades de serviços de saúde.

Diante disso, o Sindicato dos Enfermeiros pede desculpas pelo equívoco cometido na divulgação da matéria e agradece imensamente a CEREST por sua competência e disponibilidade em atender as demandas da entidade e dos trabalhadores da saúde.