Após denuncia do SindEnfermeiro, Diretoria de Vigilância Sanitária do DF, vai até o Hospital São Matheus averiguar ambiente de trabalho

Publicada em 17 de dezembro de 2018

Por conta da denúncia feita pelo Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) determinou que a Vigilância Sanitária averiguasse o ambiente de trabalho do Hospital São Mateus.

Após o recebimento de várias reclamações sobre as condições de trabalho dos enfermeiros, bem como os atrasos salariais, o SindEnfermeiro realizou denúncia formal junto ao MPT no mês de outubro. O órgão determinou a visita da Vigilância Sanitária ao hospital para averiguar as irregularidades relatadas pelo sindicato.

Na visita, que ocorreu no final de novembro, foram constatadas inúmeras irregularidades, dentre elas na sala de repouso dos profissionais de enfermagem, além de problemas na copa e na segurança dos pacientes.

O Hospital São Mateus tem o prazo de 60 dias para cumprir com as determinações que foram exigidas pela Vigilância Sanitária, entre elas: reorganizar o espaço físico da sala de descanso dos profissionais de enfermagem, melhorando a ventilação; instalar ar-condicionado na sala de descanso dos profissionais de enfermagem, diminuindo o barulho existente na central e disponibilizar mais um micro-ondas na copa e instalar uma pia na copa.

Além das determinações quanto ao ambiente de trabalho, a Vigilância Sanitária detectou vários planos implementados pelo hospital que não estão em conformidade com a legislação, como o Plano de Segurança do Paciente e de Prescrição de Medicamento, entre outros.

A partir da semana que vem os interessados poderão ter acesso aos relatórios da vigilância, bem como informações acerca do andamento da denúncia junto ao MPT por meio do nosso site.

O departamento jurídico do SindEnfermeiro está à disposição para eventuais dúvidas e atendimento aos profissionais de enfermagem do Hospital São Mateus.