Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Estudantes da ESCS são finalistas em concurso da SES-DF

Publicada em 10 de julho de 2018

Por: Marcelo Tobias

Fotos: Arquivo pessoal

Estudantes de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) ficaram em 2º lugar no concurso “Saúde Cidadã”, que premiou projetos que visassem à melhoria no atendimento da atenção primária. A iniciativa foi promovida pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

A proposta foi idealizada pelos alunos do primeiro semestre de enfermagem da ESCS e pretendia melhorar a estratégia de atendimento na saúde da família, na Unidade Básica de Saúde (UBS) 03 de Taguatinga.

 

Pequenas mudanças que fazem uma grande diferença

A intenção do projeto era tornar o atendimento na UBS mais humanizado.  Para isso, os alunos observaram o dia-a-dia da unidade e desenvolveram estratégias para tornar o local menos estressante e mais acolhedor para pacientes e funcionário.

Entre as medidas adotadas está à criação de um fluxograma que explica o passo a passo do atendimento, divulgação da ouvidoria e mudanças simples na parte estética dos ambientes, como decorar a sala de vacinação.

Para Ana Cristina dos Santos, professora responsável pela turma, esse tipo de iniciativa é muito importante na formação dos futuros enfermeiros, principalmente no início do curso, já que eles conseguem unir prática e teoria.

“Essa reflexão favorece uma reflexão do papel do enfermeiro na atenção primária. O aluno identifica os problemas e percebe onde ele consegue atuar diante disso”, completa Ana.

Implantação em todo o DF

A iniciativa dos alunos será implementada em todas as UBS do Distrito Federal. O projeto recebeu um prêmio no valor de 150 mil reais, que deve ser revertido na melhoria da UBS 03 de Taguatinga – unidade onde os alunos desenvolvem atividades. Cerca de 170 projetos participaram do concurso. Os primeiros e terceiros lugares receberam o valor de 200 e 100 mil, respectivamente, para melhoria nos locais das propostas de intervenção.