Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

[ Nota de Esclarecimento ]: Isonomia Salarial

Publicada em 1 de junho de 2018

Aos Enfermeiros da SES-DF!

O SindEnfermeiro – DF vem esclarecer que segue em negociação com a CLDF para conquistar a equiparação salarial com os odontólogos.

Não é algo fácil, na verdade é extremamente difícil, principalmente neste momento de total falta de diálogo do GDF com sindicatos e trabalhadores.

Legalmente o projeto final precisa sair do executivo, do Buriti, para que não ocorra o chamado “Vício de iniciativa”, pois se refere a plano de cargos e salários e tem impacto direto nas contas fixas do GDF.

Porém, nada impede que parlamentares distritais elaborem projeto de tal ordem visando provocar o executivo e gerar estudos de impacto econômico.

Nesta linha o SindEnfermeiro-DF vem dialogando com vários distritais que se sensibilizaram com esta demanda dos enfermeiros. O SindEnfermeiro apresentou ao Deputado Agaciel Maia, presidente do COF (Comissão de Orçamento e Finanças) o estudo orçamentário e enfatizou que o impacto na folha de pagamentos do DF é mínimo, para sermos exatos, o impacto total seria de 2,83%, menos que crescimento vegetativo da folha.

Os Especialistas (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros) também estão na mesma luta e, no último dia 29/05, a CLDF derrubou o veto do governador a reserva de dotação orçamentária prevista para a equiparação salarial dos especialistas aos odontólogos.

Simplificando: 

A CLDF destinou um orçamento para 2018, o qual governador havia vetado. A CLDF derrubou o veto e manteve os recursos na LOAS 2018.

Porém, infelizmente, isto ainda não garante aos especialistas a conquista da equiparação, pois o dinheiro mesmo com derrubada do veto pode não ser executado pelo GDF. O projeto também precisa vir do executivo para votação na CLDF. Tendo em vista a iminência das eleições, projetos que geram aumento de gastos do governo não podem ser criados pelo Buriti, nem aprovados pela CLDF, ou seja, tanto o projeto dos especialistas quanto o dos Enfermeiros só poderão ser apresentados pelo próximo Governador.

O caso dos enfermeiros segue o mesmo rito e andamento, mas já estamos trabalhando muito na justificativa do mérito e na avaliação do impacto financeiro do projeto.

A luta dos especialistas também é nossa. A vitória deles também abriria portas para a nossa.

Desta forma seguimos apoiando os especialistas e crentes nas suas vitórias. Mas do que isso, esta é uma luta de todos os enfermeiros e especialistas.

Cada enfermeiro, cada especialista é o principal interessado e responsável por esta vitória.

Vamos juntos buscar por justiça!