[ Comunicado ]: Prioridade a casos de urgência e emergência

Publicada em 26 de maio de 2018

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) informa que, devido à continuidade da paralisação dos caminhoneiros, a Secretaria de Saúde (SES-DF) emitiu nota com orientações e determinações para que sejam priorizados casos de urgência e emergência, nos hospitais de todo o Distrito Federal.

Portanto, de acordo com as orientações da SES, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficarão fechadas nos dias 26 e 28 de maio e as consultas ambulatoriais, em hospitais e policlínicas, estarão suspensas. Diante da determinação, houve remanejamento de servidores que atendem naquelas unidades de saúde para as de urgência e emergência, nos hospitais.

O SindEnfermeiro-DF esclarece que a determinação é legal e necessária, diante do estado de emergência vivenciado por todo o país, nos últimos dias. Situação essa que atinge a sociedade brasileira como um todo. A medida visa proteger os direitos coletivos, garantindo a manutenção dos atendimentos urgentes e emergenciais à população. Orienta-se,  ainda, que os servidores remanejados se esforcem no cumprimento das determinações, já que a medida é emergencial e provisória, visando um bem maior.

Todavia, em termos de esclarecimento, servidores não poderão ser prejudicados, caso não seja possível o cumprimento da determinação por motivo devidamente justificado de indisponibilidade ou atrasos no deslocamento e/ou transporte.

Por fim, o Sindicato dos Enfermeiro do DF está à disposição dos enfermeiros para prestar quaisquer esclarecimentos e orientações necessárias, bem como disponibiliza o seu setor jurídico para apoio ao sindicalizado.