Após reforma e modernização, SindEnfermeiro reinaugura sede

Publicada em 21 de maio de 2018

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) reinaugurou sua sede, na última sexta (18). O evento contou com a presença de enfermeiros, diretores, ex-diretores, parlamentares, parceiros e representantes de instituições de saúde do DF.

Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro-DF, destacou o processo de modernização do sindicato, que inclui a reestruturação da Sede (com toda a estrutura física reformada) e a profissionalização dos departamentos Jurídico e de Comunicação, além do corpo de funcionários administrativos e de atendimento ao sindicalizado.

Dayse chamou a atenção para o resgate da proximidade entre SindEnfermeiro-DF e categoria e destacou a importância de uma estrutura renovada no melhor atendimento de demandas dos enfermeiros do DF. “Nós precisávamos dar esse passo. Hoje nós conseguimos atender nossos sindicalizados com um suporte mais adequado”, disse.

A presidente do SindEnfermeiro-DF agradeceu às gestões anteriores, aos trabalhadores e lembrou de conquistas importantes para a categoria ao longo da atuação e da história sindicato. “Com o passar dos anos, o sindicato foi se distanciando da sua categoria e, principalmente, da sociedade. E hoje, nosso principal objetivo é resgatar a participação e o cunho social que essa instituição tem”, disse.

Tarcísio Faria, diretor executivo do SindEnfermeiro-DF, lembrou a relevância do sindicalizado no avanço da estrutura do sindicato. “Essa obra foi feita e pensada com muito carinho e cuidado pra que a gente pudesse acolher todos os enfermeiros do Distrito Federal”, disse.

Jorge Henrique, secretário-geral do SindEnfermeiro-DF destacou a importância de trabalhar para que enfermeiros e enfermeiras do DF tenham uma estrutura cada vez mais à altura de sua relevância. “Quando a sede se amplia, significa um sonho que colocamos em prática. Tudo isso aqui é do tamanho do nosso sonho. Que a gente possa avançar ainda mais, no sentido de trazer melhorias para a categoria”, afirmou Jorge.

Homenagens

Durante o evento, ex e atuais diretores foram homenageados pelos serviços prestados aos sindicato. Solange da Silva, ex-presidente do SindEnfermeiro-DF, se disse feliz pelo momento do sindicato. “Enxergo tudo com muita alegria. Estão resgatando o início da história. Os primeiros mandatos foram nessa linha, com delegados sindicais e não esquecendo o histórico da entidade. Eu estou muito feliz com esse resgate”, disse Solange, destacando ainda a mobilização do sindicato e da categoria, diante das demandas da enfermagem, no DF.

Márcio da Mata, diretor executivo do sindicato frisou que as conquistas e lutas atuais do sindicato só são possíveis por causa das pessoas que fizeram parte da instituição em gestões anteriores. “Muitas das conquistas foram representadas pela gestão dessas pessoas e pelo comprometimento que eles tiveram, no passado. Então nos cabe, simples e humildemente, prestar esse reconhecimento”.

Adriano Límirio, atual diretor e filiado ao SindEnfermeiro-DF desde 1991, chamou enalteceu o “restabelecimento dos delegados sindicais pelo sindicato e a profissionalização da Comunicação e da Assessoria Jurídica”, tornando “mais efetivo o acesso às informações”. Adriano também destacou “as ações do sindicato em relação aos Direitos Humanos, com o fortalecimento da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do serviço público de saúde com qualidade”, disse.

Rosalina Aratani, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, no DF (ABEn-DF) e ex-diretora jurídica do sindicato – na gestão da presidente Marlene Camargo (1991/1994) – lembrou de tempos como era a sede anteriormente e celebrou a renovação da estrutura e o resgate da história do SindEnfermeiro-DF. “Entre 91 e 94, a sede já era aqui nesse local, em espaço bem mais reduzido do que hoje. Fico feliz de estar nesse evento, reencontrando pessoas que também já atuaram aqui nesse sindicato”, disse Rosalina.

Além de trabalhadores, parceiros, ex e atuais diretores do SindEnfermeiro-DF, estiveram presentes, na reinauguração da sede do sindicato, os deputados distritais Bispo Renato Andrade (PR), Agaciel Maia (PR) e Celina Leão (PP).