Cerimônia marca a abertura oficial da 79ª Semana Brasileira de Enfermagem no DF

Publicada em 11 de maio de 2018

A 79ª Semana Brasileira de Enfermagem, no Distrito Federal, teve início na manhã desta sexta-feira (11). Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) e demais entidades representativas participaram da abertura oficial do evento, na sede da Associação Brasileira da Enfermagem (ABEn-DF). A solenidade também contou com a presença de estudantes, professores e profissionais da área.

“A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar” é o tema central do período que é marcado por eventos, debates e reflexões. Durante os próximos dias, aspectos relacionados à saúde do profissional e da população, ética e as perspectivas do processo de cuidar serão questões abordadas no eventos. Entre os dias 14 e 18 de maio, serão realizadas palestras e apresentações de trabalhos científicos sobre os temas.

Durante a cerimônia de abertura, a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, apresentou dados e pesquisas internacionais sobre a importância da enfermagem e ressaltou o papel fundamental dos profissionais, na saúde. “As pessoas não devem reconhecer a enfermagem apenas na Semana Brasileira de Enfermagem. Precisam entender o papel que ela tem na vida de todos”, ressaltou.

Luta e defesa da enfermagem

A presidente da ABEn-DF, Rosalina Sudo, ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou a necessidade da união entre os profissionais de enfermagem para defendê-lo. “Essa é uma luta em defesa da enfermagem, em defesa das pessoas. Para que os nossos serviços possam atender com humanidade e, assim, possamos gerar saúde para a população”, disse.

Marcos Wesley de Sousa, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), chamou a atenção para o momento difícil em que a enfermagem passa. Wesley alertou para a situação de conflitos de direitos dos profissionais da saúde. “Exercer a enfermagem com autonomia e com liberdade é o mínimo que merecemos”, finalizou.

Também estiveram presentes, na cerimônia, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e Zumira Costa, representante da ABEn nacional e o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do DF (Sindate-DF), João Cardoso.