Na rodoviária, SindEnfermeiro-DF promove ação pela valorização do profissional de enfermagem e atende população

Iniciativa teve participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes. Nomeação de novos enfermeiros foi uma das reivindicações

Publicada em 9 de maio de 2018

Nessa quarta (9), o SindEnfermeiro-DF promoveu, na Rodoviária do Plano Piloto, o Movimento pela Valorização do Profissional de Enfermagem.

Durante a manhã, enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes verificaram pressão e glicemia dos cidadãos que passavam pelo local. O objetivo do movimento é conscientizar a população do papel do profissional de enfermagem, na saúde e chamar a atenção para o déficit de profissionais na rede pública.

Além de aferir os sinais vitais, os cidadãos que foram atendidos ganharam um cartão de controle de saúde para acompanharem e registrarem seus índices. (Confira as fotos aqui)

Nomeações já

A comissão de aprovados no concurso da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) participou da ação. Foram recolhidas assinaturas com o objetivo de cobrar o Governo do Distrito Federal (GDF) por nomeações de profissionais de enfermagem para prestar a assistência necessária à população.

Relatório entregue pela Frente Única da Enfermagem (FUEnf) ao Ministério Público do DF (MPDFT), em fevereiro, aponta uma carência de 800 enfermeiros na rede pública. O documento foi baseado em dados do sistema de recursos humanos da própria SES-DF.

A luta para acabar com a falta de profissionais na assistência é um dos alicerces do SindEnfermeiro-DF. O sindicato e a comissão de aprovados redigiram carta de apoio aos concursados para encaminhar à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com o intuito de recolher assinaturas e angariar a contribuição dos parlamentares.

A iniciativa dessa quarta (9) ainda contou com a participação do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) e dos deputados distritais Chico Vigilante (PT), Júlio César (PRB) e o Bispo Renato Andrade (PR).