SindEnfermeiro e aprovados no concurso da SES-DF traçam estratégias para aumentar nomeações

Publicada em 10 de abril de 2018

Por: Marcelo Tobias

Na última quinta (5), a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, recebeu enfermeiros aprovados no concurso de 2014 da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). O objetivo do encontro foi estabelecer as possibilidades de mobilização para que aconteçam novas nomeações de enfermeiros pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

O déficit de profissionais na assistência é um dos alicerces do sindicato e dos aprovados, que redigirão uma carta de apoio aos concursados. O documento será encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com o intuito de recolher assinaturas dos deputados.

O objetivo é chamar a atenção da Câmara e do GDF para o contínuo déficit de profissionais, já que os 256 enfermeiros nomeados ao fim de abril não são suficientes para suprir a demanda atual. Relatório entregue pelo Frente Única da Enfermagem (FUEnf) ao Ministério Público do DF (MPDFT), em fevereiro, apontava a defasagem de 800 enfermeiros, na rede pública de saúde. O documento é baseado em dados do sistema de recursos humanos da própria Secretaria de Saúde.

Enfermagem pelo cidadão do DF

SindEnfermeiro-DF e enfermeiros aprovados no concurso de 2014 farão uma ação social, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, no dia 9 de maio, às 9h30. Na ocasião, profissionais verificarão a pressão e arterial e a glicemia dos cidadãos. O objetivo é mostrar o papel e a importância do enfermeiro na comunidade e conscientizar a população da falta desses profissionais na rede pública.