SindEnfermeiro debate segurança com representantes do SAMU e da Secretaria de Saúde

Publicada em 28 de março de 2018

Por Marcelo Tobias

Nesta quarta-feira (28), o SindEnfermeiro-DF se reuniu com dirigentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-DF) e gestores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), para discutir a segurança do enfermeiro, no ambiente de trabalho do SAMU. Essa tem sido uma preocupação constante do sindicato, principalmente após a ocorrência de uma série de acidentes envolvendo viaturas do serviço.

Segundo a Secretaria de Saúde, todas as determinações da atual legislação de trânsito são cumpridas. No entanto, a SES afirmou que realiza estudos técnicos para instituir medidas de segurança mais eficazes.

A secretaria afirma ainda, que planeja a aquisição de novos materiais de segurança, como cinto de três pontas, mochila com apresentação ergonômica, além da fixação mais adequada de equipamentos do layout interno das viaturas.

Cronograma e proatividade

O SindEnfermeiro-DF solicitou um prazo para a implantação das melhorias e se disponibilizou a participar de cursos de formação voltados à segurança e saúde do trabalhador. Já a SES,  comprometeu-se a elaborar um cronograma para implementação das medidas necessárias.

Nesse sentido, o sindicato continua acompanhando o processo com todas as atenção devidamente voltadas à segurança dos profissionais do SAMU.

Estiveram presentes, na reunião, os diretores do SindEnfermeiro-DF Sérgio Lima Gonçalves e Márcio Da Mata.