APÓS ATO, ROLLEMBERG ANUNCIA CRONOGRAMA DE NOMEAÇÕES

Publicada em 14 de março de 2018

Depois da manifestação em frente o Palácio do Buriti, governador afirmou que 1485 aprovados no concurso da SES serão nomeados

Por: Marcelo Tobias

Nesta quarta-feira (14), o SindEnfermeiro juntamente com a comissão de aprovados no concurso da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) fizeram um ato em frente ao Palácio do Buriti. A intenção era cobrar do governo a nomeação dos profissionais aprovados. Estiveram presentes na manifestação o deputado bispo Renato Andrade (PR) além de  conselhos de classes e outros sindicatos e no final do ato, o deputado Wasny de Roure (PT).

Os envolvidos no ato foram recebidos pelo chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, que afirmou tratar a saúde no DF como prioridade. “A  prioridade absoluta da gente é a saúde, todas as outras áreas estão em uma fila e a saúde tem passagem direta nela. A saúde terá um tratamento prioritário, faremos as nomeações necessárias”, afirmou.

PROJETOS GARANTEM A NOMEAÇÃO

No início do ano, o SindEnfermeiro lutou para garantir na Câmara Legislativa (CLDF), a nomeação de 200 enfermeiros, para 2018. A emenda 1, de autoria do deputado bispo Renato Andrade (PR), que garantia as convocações faz parte do Projeto de Lei 1885/2018, que destina R$ 123,5 milhões à nomeação de concursados.  Já o Projeto de Lei enviado pelo Executivo garante cerca de 103 milhões para nomeações de diversas categorias, entre elas também os enfermeiros.

Para presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Dayse Amarílio, o dinheiro previsto no PL 1885/2018 – mais de R$ 14 milhões – para a nomeação de 200 enfermeiros, deveria ser usado para tal finalidade. “Nós queremos que além desses 200, a programação do projeto de lei que foi enviado, cerca de 103 milhões, inclua o restante dos enfermeiros que estão dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual  para que alcancem os 500, o que ainda está muito abaixo de déficit de enfermeiros na rede toda. Qual o impacto disso? Total precarização da saúde”, disse Dayse.

O subsecretário Márcio Ximenes, apoiou a proposta dos sindicatos e se propôs a mediar reuniões com núcleo de pessoas da Secretaria de Saúde, para que juntos possamos cruzar informações sobre os aspectos técnicos. O grupo segue mobilizado com estratégias conjuntas, esperando que até os próximos dias, o chefe da Casa Civil entregue o cronograma com as datas das nomeações.

NOMEAÇÕES PARA MARÇO

Após o ato em frente ao Palácio do Buriti o governador, Rodrigo Rollemberg, fez uma live em sua página no Facebook, e afirmou que 1485 aprovados no concurso da SES-DF serão nomeados. Desse total, 256 enfermeiros serão convocados.

CONFIRA AS IMAGENS: