FUEnf entrega relatório sobre déficit de profissionais ao MPDFT

Publicada em 2 de março de 2018

Secretaria de Planejamento também recebe o documento

No últimos dias 26 e 27 de fevereiro, a Frente Única da Enfermagem (FUEnf) apresentou, ao Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e à Secretaria de Planejamento (SEPLAG), relatório sobre as consequências do déficit de profissionais, na rede de Saúde do DF. O relatório, baseado em dados do sistema de recursos humanos da Secreatira de Saúde (SES), aponta que o déficit é de – aproximadamente – 800 enfermeiros. Número que diz respeito ao que seria necessário para atender garantir assistência mínima.

Dayse Amarílio, presidente do Sindicato dos Enfermeiros, e Jonhatan Rodrigues, procurador do Conselho Regional de Enfermagem, entregaram o documento à promotora do MPDFT, Ana Laura Dias e ao Secretário Adjunto da SEPLAG, Marcelo Soares.

O aumento populacional também é um fator exposto no documento. O relatório mostra que o aumento drástico da densidade demográfica traz sérias dificuldades para todas às Unidades de Saúde da SES, na elaboração de escalas com o número de profissionais mínimo para atender a população.

O documento esclarece que déficit de 800 profissionais é “considerável, tendo em vista que nos últimos anos às nomeações ficaram bem abaixo do número de enfermeiros que deixaram de exercer suas atividades”, seja por aposentadorias, exoneração ou falecimento. O percentual relativo ao número de Enfermeiros da SES – no período de 2016 a 2018 – é de cerca de 2%, sendo que, para atender a demanda do número de pacientes, esse percentual deveria ser de, no mínimo, 6%.

A promotora Ana Laura Dias ficou responsável por encaminhar o relatório da FUEnf a demais promotores do MPDFT e a SEPLAG sinalizou com o encaminhamento de reunião com participação da Frente Única e do secretário de Saúde, Humberto Fonseca.