Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Diário oficial publica regulamentação de enfermeiros obstetras e de família

Publicada em 18 de dezembro de 2017

FUEnf tem atuação fundamental no processo

Foi publicada, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última sexta (15), Portaria Conjunta (74/2017) – das Secretarias de Planejamento e Saúde – que regulamenta as especialidades de enfermeiro obstetra e de família e comunidade.

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio destaca que a regulamentação possibilita, aos enfermeiros, concorrerem a vagas por especialidade, dentro da Secretaria de Saúde. O que, ainda de acordo com Dayse, aumenta campo de trabalho, autonomia e atuação dos profissionais.

“Enfermeiros especialistas vão trabalhar em sua área de atuação, sem que sejam contratados como generalistas e acabem em setores onde não consigam desempenhar suas especialidades”, lembra a presidente do SindEnfermeiro.

Frente Única pela enfermagem especializada

A Frente Única da Enfermagem (FUEnf) solicitou, em ofício à Secretaria de Saúde (SES), em 25 de julho, a regulamentação da especialidade de enfermeiro obstetra.
O ofício foi embasado pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO-DF), integrante da Frente.

Entre os benefícios da regulamentação enumerados pela FUEnf no documento enviado à SES, em julho, estão “atendimento humanizado, acessibilidade, segurança assistencial, aumento de satisfação da parturiente e família, diminuição das taxas de cesariana e da morbimortalidade materna e neonatal”, além da garantia do “aproveitamento de recursos humanos existentes de maneira qualificada”, em um contexto de déficit de profissionais na rede.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

União e representatividade

A Frente Única da Enfermagem (FUEnf) é formada pelos Sindicatos dos Enfermeiros (SindEnfermeiro-DF), dos Auxiliares e Técnicos (Sindate-DF), pela Associação Brasileira (ABEn-DF) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) e pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO-DF).

O grupo atua em causas comuns, com o objetivo de somar as forças e representatividades das entidades em prol de melhorias na Enfermagem do Distrito Federal.