Frente Única da Enfermagem mobiliza profissionais e população do Recanto das Emas

Publicada em 30 de outubro de 2017

Nessa segunda (30), a Frente Única da Enfermagem (FUEnf) esteve no Recanto das Emas para um trabalho de conscientização social a respeito da importância da enfermagem. Durante o Ato em Valorização da Saúde Pública e Enfermagem do DF, representantes da FUEnf, de Conselhos Regionais e profissionais da saúde, estudantes e cidadãos esclareceram o papel do profissional de enfermagem à população. O movimento passou pelos Centros de Saúde e Clínicas da Família da região.

Na contramão do que a Enfermagem e a população acreditam ser uma visão corporativista – em detrimento da plena assistência à população -, a iniciativa surgiu como um ato educativo e social para contrapor a liminar – concedida em favor ao Conselho Federal de Medicina – que proibiu enfermeiros de solicitarem exames e fazerem consultas de enfermagem. A decisão favorável ao CFM, no entanto, deixou de ter validade no último dia 19 de outubro. Com isso, os profissionais de enfermagem voltaram a exercer suas funções.

Presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Dayse Amarílio, chamou a atenção para a importância de um sistema de saúde efetivamente multidisciplinar, em prol da assistência à população. “Isso não é uma guerra de categorias. Temos que ter a consciência de que não podemos colocar um interesse pessoal ou de uma categoria acima de um bem como a saúde das pessoas”, destacou Dayse.

Cuidar e salvar

Cleusa Claudina (45), moradora do Recanto das Emas, levou seu depoimento ao ato dessa segunda. Diagnosticada com diabetes gestacional, Cleusa teve a gravidez salva a partir de um pedido de exame feito por uma enfermeira.
“Sou a prova de que as enfermeiras tem um papel importante dentro da Saúde. Principalmente para aqueles que não têm acesso à uma saúde mais abrangente”, começou a contar sua história.

“Fui atendida por uma enfermeira e, graças ao pedido de exame feito por ela, fui diagnosticada com minha glicose nas alturas. Não foi nenhum médico que me atendeu. Não tinha nenhum médico no dia que vim no posto. Quem estava aqui eram as enfermeiras que salvaram minha vida”, contou Cleusa.

Garantia de assistência à população

Rosalina Sudo, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do DF (ABEn-DF), lembrou que o objetivo da enfermagem é garantir o acesso pleno ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa luta é para que possamos garantir a assistência à população no SUS.

Rosalina também chamou a atenção para a importância das consultas de enfermagem, que foram prejudicadas, enquanto a liminar esteve em vigor. “A consulta de enfermagem é o que garante a continuidade de tratamentos para hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, ou o pré-natal, na atenção básica”, lembrou.

Vice-presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem (Sindate-DF), Jorge Vianna destacou que “o importante é a população ter consciência de que os profissionais de enfermagem atuam e possuem papel relevante”.

Gilney Guerra, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) lembrou que “a população precisa da enfermagem pra ser melhor assistida”. Gilney recordou que, durante a validade da liminar que impedia enfermeiros de solicitar exames, “o Brasil todo parou”.

No entanto, ainda de acordo com o presidente do Coren-DF, a união entre as entidades que representam a enfermagem no DF foi fundamental para que a Justiça revisasse a decisão. “O Distrito Federal foi um dos poucos em que a paralisação foi temporária porque nos unimos”, disse Gilney, mencionando a Portaria 218, que autoriza enfermeiros a solicitarem exames e que foi base argumentativa para a invalidação da liminar favoravel ao CFM.

União e representatividade

A Frente Única da Enfermagem (FUEnf) é formada pelos Sindicatos dos Enfermeiros (SindEnfermeiro-DF), dos Auxiliares e Técnicos (Sindate-DF), pela Associação Brasileira (ABEn-DF) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) e atua em causas comuns, com o objetivo de somar as forças e representatividades das entidades em prol de melhorias na Enfermagem do Distrito Federal.