Em visita, SindEnfermeiro constata falta de RH para sala vermelha do Guará

Publicada em 1 de setembro de 2017

Na última quinta (31), o SindEnfermeiro visitou o Hospital Regional do Guará para apurar os motivos do suposto fechamento da sala vermelha do hospital.

Durante a reunião, que contou com a presença de sindicatos, conselho regional de saúde e o deputado Wasny de Roure (PT-DF), a diretora da unidade, Adriana Guimarães expôs a falta de recursos humanos para atender a demanda, mas esclareceu que a sala ainda opera, mesmo depois da remoção dos enfermeiros e técnicos do SAMU da unidade. “Também fomos pegos de surpresa com o fechamento da sala vermelha. Me deparei com a situação delicada em relação ao RH. Mas, em nenhum momento, a sala vermelha ficou fechada”, disse a diretora.

_MG_2126

De acordo com a Adriana, a unidade necessita de, pelo menos, 10 enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem para suprir apenas a demanda da sala vermelha. No entanto, 26 profissionais – entre enfermeiros e técnicos – foram removidos da unidade, no capítulo que veio à tona como o fechamento da sala vermelha.

Adriana voltou a afirmar que a sala não está fechada, mas atende um número menor de pessoas. O que leva à priorização de pacientes da região, em detrimento de pacientes que venham de outros locais. “Tinham 3 leitos abertos pra todo o DF. Com a saída do Samu, os 3 leitos ficam disponíveis apenas pelos pacientes da porta e que estão internados. Não tem mais concorrência com todos os pacientes do DF. O que aconteceu foi que o atendimento ficou restrito ao regional e local, por conta do RH”, disse a diretora.

De acordo com Adriana, os profissionais foram removidos da unidade – que faz de 6 a 7 mil atendimentos por mês mensais – por serem do corpo de enfermagem do SAMU e também para serem lotados no Hospital de Base, que também necessita de recursos humanos.

Como sempre, sem diálogo

O Conselho de Saúde do Guará e servidores contestaram a forma como foram feitas as remoções. De acordo com a entidade de controle social e com profissionais da saúde, a transferência aconteceu de maneira açodada e sem diálogo entre gestão, diretoria, população e servidores.

Encaminhamentos

Diante do contexto, os participantes da reunião chegaram à conclusão de que é necessário um prazo maior para treinamento de novos profissionais, além da ampliação do quadro de enfermeiros e técnicos.
O deputado Wasny de Roure convocará o secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena, para participar de audiência pública sobre a situação do hospital.