Carta aos deputados distritais – Projeto do Instituto Hospital de Base

Publicada em 19 de junho de 2017

Deputados, o sangue do povo está em vossas mãos!

Enquanto o Sr. governador do Distrito Federal, em um ato desesperado, dispara mentiras para todos os lados e compra apoio para o seu plano covarde de vender Brasília a seus parceiros empresários – coagindo servidores, inclusive comissionados -, os verdadeiros cidadãos do DF morrem por causas absolutamente evitáveis.

Por outro lado, servidores comprometidos com a cidadania estão indo além de suas funções e tirando do próprio bolso para atender a população com afinco, em condições muito árduas. Esses servidores, que desempenham o papel de verdadeiros heróis (dadas as circunstâncias impostas), estão adoecendo a cada dia – física e psiquicamente – pela total falta de condições de trabalho.

Há 3 anos estamos em estado de emergência. O DF colhe os frutos das terceirizações, quarteirizações e, consequentemente, do desgoverno dessa e das gestões anteriores, que a cada dia destroem Brasília. Empresas terceirizadas de limpeza, segurança e alimentação – prestadoras de serviços a hospitais e centros de saúde – estão, há anos, queixando de não receberem por esses serviços. Funcionários dessas empresas também recebem seus salários com atraso há anos.

Temos exemplos, por todo o Brasil – inclusive em Brasília – de que este modelo não resolverá o problema de saúde. Ao contrário, gera mais contratos não pagos, enquanto o GDF devolve milhões não executados, todos os anos, para os fundos.

Mesmo diante desse contexto de caos, não temos medo das ameaças do Sr. Rollemberg. Não possuímos qualquer pactuação ou dívida política. Absolutamente o contrário. O comprometimento que temos como legado é social e de luta pela população e pelos trabalhadores do DF.

Proponho, portanto, uma reorganização responsável e sólida com o objetivo de melhorar e dignificar o acesso à saúde, em nossa cidade. E convoco sim, no papel de cidadã, todos os deputados a exercerem sua representação social para qual foram eleitos. Os trabalhadores e a população do DF não esquecerão quem se vendeu ou se acovardou. Essa lembrança é tão certa quanto o reflexo disso, nas urnas, em 2018.

Nessa terça, 20 de junho, às 13h30, será o dia D: o dia de travar uma luta histórica pelo bem da saúde e do povo do Distrito Federal.

Estaremos todos juntos, na Câmara Legislativa, para mostrar nosso repúdio ao projeto que autoriza a venda de um dos maiores patrimônios de Brasília, o Hospital de Base.

Juntos Somos Mais Fortes!

Dayse Amarílio, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros – DF

Convocação votação