SindEnfermeiro firma acordo com Santa Marta para pagamento de retroativos

Publicada em 1 de junho de 2017

SindEnfermeiro buscou cumprimento de acordo, que inclui permissão para troca de plantões

Na última quarta (31), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) firmou Acordo Coletivo de Trabalho com o Hospital Santa Marta, para o pagamento dos valores não praticados – pelo hospital -, desde a convenção coletiva 2014/2015. Os retroativos serão pagos até dezembro de 2017, seguindo cronograma ajustado entre as partes.

Já na folha de pagamento de maio, serão quitados os valores para enfermeiros do Bloco Cirúrgico, da UTINeo e da Unidade Materno Infantil. Em junho e julho, profissionais da UTI receberão os retroativos. Em agosto, parte dos enfermeiros do pronto-socorro é que serão pagos. Já em setembro, profissionais dos postos de internação é que receberão. Em outubro, outra parte dos enfermeiros do pronto-socorro terão os retroativos quitados. E, por fim, em novembro, os profissionais do Núcleo de infecção e segurança do paciente, da auditoria e da educação permanente receberão seus pagamentos.

Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro considera o acordo com o Santa Marta uma vitória importante na luta por avanços da enfermagem na rede privada de saúde. “Vejo esse avanço como um reflexo da postura do sindicato de entender que o enfermeiro da rede privada, em muitas vezes, está fragilizado. Continuamos na luta, por melhores condições de trabalho e salariais, não só junto à sociedade brasileira de hospitais e cada hospital privado, como nas instâncias jurídicas e políticas”, disse Dayse.

WhatsApp Image 2017-05-31 at 17.56.41

Troca de Plantões

Durante a negociação, o SindEnfermeiro também reivindicou a possibilidade de troca dos plantões entre enfermeiros. A inflexibilidade para a alternância dos horários era uma queixa dos profissionais de enfermagem do Santa Marta.

Diante disso, sindicato e direção do hospital chegaram a um acordo e, a partir de agora, as trocas de plantões serão permitidas, obedecendo determinados critérios.

Cada enfermeiro pode solicitar a troca do seu plantão, com outro profissional, duas vezes ao mês. O enfermeiro que trocou de plantão por solicitação de um colega, não tem sua cota de trocas afetada e ainda poderá solicitar, por duas vezes (naquele mês), a permuta. A solicitação deve ser feita com, pelo menos, 24 horas de antecedência.

Dayse Amarílio destacou a importância de acordos como esse “na garantia das melhoras no dia-a-dia do enfermeiro”. Durante a reunião com o Santa Marta, a presidente do SindEnfermeiro propôs fazer visitas para conhecer melhor a realidade dos hospitais privados e também ouvir os trabalhadores a respeito de possíveis melhorias. Dayse colocou o sindicato à disposição para realizar projetos de educação continuada, mediação de conflitos, gestão e orientação dos profissionais sobre direitos e deveres.