Entidades do Distrito Federal lançam Frente Única da Enfermagem

Publicada em 22 de maio de 2017

Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfermeiro-DF), dos Auxiliares e Técnicos (Sindate-DF), Associação Brasileira (ABEn-DF) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) lançaram a Frente Única da Enfermagem (Fuenf). O lançamento aconteceu na cerimônia de fechamento da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem, na última sexta (19), na sede da ABEn-DF. O colegiado tem como objetivo, somar as forças e a representatividade das entidades para trabalhar por melhorias na Enfermagem do Distrito Federal.

Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro, destacou a Semana Brasileira da Enfermagem como um momento importante para a “reflexão sobre os desafios da profissão” e para o marco inicial de uma iniciativa como a da Frente Única. “Se as pessoas realmente entendessem o valor da enfermagem, tudo seria tão diferente. Teríamos melhores condições de trabalho e uma possibilidade maior de continuar mudando nossa realidade. Mas temos que levantar a cabeça e continuar fazendo o que acreditamos. Convido vocês a mudar essa nossa realidade. Nós fazemos a diferença”, disse Dayse.

_MG_1560

Rosalina Aratani, presidente da ABEn-DF, chamou a atenção para a união das entidades, e para o objetivo de trabalhar pelos projetos que contribuíam para o desenvolvimento da Enfermagem. “Temos diferentes entidades representativas. Cada uma tem o seu papel, que é muito importante. Mas temos lutas em comum. Todos lutamos para que essa enfermagem tenha o seu devido respeito e reconhecimento. Em função disso, chegamos a conclusão que precisávamos atuar de forma mais unificada. Isso não quer dizer que vamos deixar de ter as nossas especificidades”, disse Rosalina.

De acordo com a presidente da ABEn, a Frente Única é uma iniciativa que “faz com que os profissionais da Enfermagem tenham mais voz e maior poder de enfrentamento, nas questões que dizem respeito a profissão”. Rosalina explica que a união das entidades visa aumentar a representatividade desses profissionais, nas instâncias que definem as políticas para as categorias da Enfermagem. “Existem espaços que precisam ser melhor ocupados pela enfermagem. E a frente única tem esse papel”, disse.

Primeiras lutas

A Frente Única da Enfermagem já iniciou debate com a Secretaria de Saúde para que criem-se as carreiras específicas de enfermeiros de saúde da família e comunidade e obstetra. Segundo a Frente Única, essas carreiras foram escolhidas, nesse primeiro momento, por tratar-se de funções em que precisa-se de uma “definição melhor como espaços de trabalho da enfermagem”.

Profissionais e estudantes premiados

Profissionais e estudantes de Enfermagem foram premiados pela participação no concurso de trabalhos da Semana da Enfermagem.

_MG_1568

_MG_1575