SindEnfermeiro participa de homenagem a profissionais do Hospital de Base

Publicada em 18 de maio de 2017

Nessa quinta (18), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) participou de homenagem aos enfermeiros do Hospital de Base (HBDF). A iniciativa faz parte das celebrações pela 78ª Semana Brasileira de Enfermagem.

Marcio da Mata, diretor do SindEnfermeiro, destacou que “o Hospital de Base conta com profissionais altamente capacitados e dedicados”. Marcio lembrou que a excelência do atendimento prestado no Base existe por conta da coragem da enfermagem de superar os desafios impostos. “Se essas pessoas não estivessem aqui, esse hospital não estaria atendendo esses pacientes como faz, diariamente, mesmo diante das dificuldades que são impostas, muitas vezes, por questões alheias às nossas vontades. Questões que vêm de outras instâncias. Aqui existem profissionais que enfrentam essa batalha e cuidam bem das pessoas que procuram o Base, última linha de atendimento do Distrito Federal”, disse.

_MG_1323

Diretor-geral do hospital, Júlio César Ferreira reforçou que os dias de hoje são difíceis e que essa dificuldade reflete no trabalho realizado no Base. Mas, ainda de acordo com o diretor do hospital, a enfermagem exerce papel fundamental na assistência do HBDF. “Para mim, o papel da enfermagem, dentro do Hospital de Base, é de um exército. E dentro desse exército, ela é a artilharia, aquele pelotão que vai na frente, não retrocede e se mantém de pé”, disse Júlio lembrando ainda que a enfermagem do Base “é de ponta”. De acordo com o diretor do HBDF, “é impossível imaginar qualquer serviço de saúde sem a enfermagem”.

Aline Freitas, gerente de Enfermagem do hospital, destacou o planejamento estratégico e as boas práticas realizados pelos próprios enfermeiros e técnicos do hospital. O que tem influenciado, diretamente, na organização e no desempenho do Base e, consequentemente, na assistência prestada ao paciente. “Fazemos um trabalho pautado em boas práticas. E boas práticas não são só boas intenções. Tem que ser o conhecimento aliado à técnica, ciência e ao método. Através de uma visita diagnóstica, levantamos os problemas de todas as áreas e traçamos um plano. Listando uma boa prática de cada setor, conseguimos ver muita coisa boa sendo feita em cada unidade. Todo mundo fez a diferença”, disse Aline, ao lembrar as iniciativas de cada equipe de enfermagem do hospital.

Diante da exposição das boas práticas desenvolvidas pelos profissionais do base, a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio colocou toda a equipe de enfermeiros mestres do sindicato à disposição, para dar todo o apoio necessário ao Núcleo de Educação continuada do hospital.

_MG_1407

Boas práticas

No 11º andar do Base, profissionais organizaram a sala de material de estoques, identificando cada item, e listando todos os materiais e equipamentos (de acordo com a quantidade).

No 10º andar, organizaram a sala de repouso, onde haviam entulhos que dificultavam o descanso dos profissionais.

No 9º, adotaram, por iniciativa própria, o uso de jaleco, blusa, calça e sapato exclusivamente brancos.

No 8º, profissionais organizam kits de materiais para realização de procedimentos.

No 7º andar, uma equipe de enfermagem é destinada, exclusivamente, ao atendimento às crianças em estado grave. Presta-se assistência de qualidade, individualizada e direta.

No 5º andar, profissionais reciclaram galões e os utilizam como organizadores de materiais, identificando os itens e evitando equívocos.

No 4º andar, as equipes fazem reuniões sistemáticas com acompanhantes, com o objetivo de orientá-los.

O 3º andar possui visita multidisciplinar, característica da neurocirurgia e de alta eficiência na recuperação de pacientes.

No 2º andar, a ortopedia otimizou espaço ao utilizar apenas uma sala para reserva de matérias, ao invés das 3 que haviam.

_MG_1461 _MG_1456 _MG_1453 _MG_1448 _MG_1465 _MG_1420