Enfermeiros recebem homenagem da Câmara Legislativa

Publicada em 16 de maio de 2017

Protestos por melhores condições de trabalho também marcaram solenidade

Enfermeiros foram homenageados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nessa terça (16), em sessão solene proposta pelo deputado Bispo Renato (PR). A solenidade aconteceu em função do Dia Mundial do Enfermeiro (celebrado em 12 de Maio, mês da enfermagem). As homenagens estenderam-se aos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem.

Profissionais receberam moção de louvor pelos serviços prestados à população e à Saúde do Distrito Federal. Mas a solenidade também foi pautada por protestos das categorias. Dayse Amarílio, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) lembrou que as homenagens também servem para que a enfermagem se mobilize em prol do devido reconhecimento. “Vamos fazer eles (autoridades) entenderem que nós temos que ser valorizados”, disse Dayse ao lembrar que profissionais da rede privada sujeitam-se a trabalhar por salários irrisórios e que enfermeiros chegam a dormir no chão, para descansar durante a jornada, quando deveriam ter um local destinado ao descanso desses profissionais.

_MG_1028

A presidente do SindEnfermeiro mandou um recado às autoridades, convocando os profissionais da Enfermagem a se unirem por melhores condições de trabalho. “Convido vocês a se revoltarem e a se unirem. Quando digo revolta, é uma revolta positiva. Não queremos só ser homenageadas. Queremos que a enfermagem tenha uma mudança. Temos que mudar nossa realidade. Vamos nos unir e mudar a Enfermagem. Vamos ser mais fortes, realmente, quando estivermos juntos e nos impusermos para ganharmos esse espaço”, completou.

Por uma enfermagem e uma saúde mais digna

Os deputados Bispo Renato (PR), Celina Leão, Raimundo Ribeiro (PPS) e Wasny de Roure (PT) lembraram as seguidas tentativas do atual Governo do Distrito Federal (GDF) de precarizar, sucatear e privatizar patrimônios da saúde pública do DF, através de projetos de lei – sugerindo o estabelecimento das Organizações Sociais (OSs) e do Instituto Hospital de Base (IHBDF) – além do ataque constante, praticado pelo GDF, aos direitos dos trabalhadores (nos casos de projetos que abrem brecha para conflitos de interesse nas avaliações de desempenho e a retirada de gratificações dos servidores).

“O Governo falava em OS e conseguiu piorar o que era ruim. Conseguiram mudar um projeto, que na fala do secretario, é um projeto híbrido, mas vai poder contratar sem concurso e comprar sem licitação. Não há uma inovação. Há sim um abuso de autoridade”, disse a deputada Celina Leão, referindo-se a proposta do Instituto Hospital de Base (PL 1.486/17).

_MG_0955

Sobre o projeto da avaliação de desempenho (PLC 106/17) – proposto pelo GDF – que acaba com a estabilidade do servidor público – permitindo a sua demissão após duas avaliações negativas seguidas -, Celina sugeriu que os mesmos critérios sejam utilizados para a avaliação da população em relação ao governador Rodrigo Rollemberg.

“Se esse for o critério, esse governador tem que ser desligado porque ele tem 15% de aceitação. Ele foi reprovado pela população do DF. O servidor tem que ser avaliado sim, e já são. Mas a forma tem que ser discutida nessa casa. E tem que ser aprofundada”, disse a deputada, que completou mencionado os descontos realizados, pelo Executivo, nos salários dos servidores que participaram das paralisações no ano de 2016. “Enfermeiros e técnicos tiveram os seus salários cortados pela greve. Têm horas-extras pra receber, mas tiveram os seus salários retidos. Ou seja, o Governo, para cobrar, é bom. Mas é um péssimo pagador”, afirmou Celina.

Confira a Galeria de Fotos da Solenidade de Homenagem aos profissionais da Enfermagem:

_MG_0928 _MG_0933 _MG_0926 _MG_0925

_MG_1198 _MG_1195

_MG_1193 _MG_1178 _MG_1175 _MG_1172 _MG_1168 _MG_1165 _MG_1199 _MG_1161 _MG_1160 _MG_1158 _MG_1156 _MG_1151 _MG_1149 _MG_1147 _MG_1145 _MG_1143 _MG_1141

_MG_1135 _MG_1139 _MG_1124 _MG_1120 _MG_1116 _MG_1109 _MG_1099 _MG_1097 _MG_1096 _MG_1087 _MG_1077 _MG_1067 _MG_1013 _MG_1006 _MG_0983 _MG_0938