Deputado Juarezão abandona votação do Instituto Hospital de Base sem apresentar relatório

Publicada em 3 de maio de 2017

Depois de ausências, deputado sai de sessão sem ler o relatório

Nessa quarta (3), o deputado Juarezão (PSB) abandonou a votação do Projeto de Lei (PL nº 1.486/2017), que estabelece o Instituto Hospital de Base (IHBDF) na Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa (CLDF). Juarezão é relator da matéria e, depois de faltar a 3 sessões consecutivas, abandonou a votação dessa quarta, sem apresentar o relatório sobre a proposta.

Juarezão (PSB) solicitou que o projeto fosse direto a plenário, alegando que a comissão não obedeceu o caráter de urgência para a apreciação. No entanto, a votação da proposta tem sido adiada, justamente por conta das ausências do próprio relator, que não aparecia na comissão há 1 mês, desde trabalhadores começaram a comparecer nas reuniões, se posicionando contra a privatização do Base.

Wasny de Roure (PT), presidente do colegiado e respaldado pelo regimento da Casa, insistiu que o relatório fosse lido. “Nós respeitamos os motivos pelos quais você alegou a sua não presença. Vossa excelência foi designado relator no dia 14 (de março) e ficou com o relatório até o dia 21. Portanto o senhor mesmo já havia ultrapassado o tempo regimental de urgência. Portanto os prazos não foram observados pelo senhor relator. Não por essa comissão”, contra-argumentou Wasny.

Juarezão partiu então para uma nova tentativa de convencer os presentes. A manobra então foi solicitar que a leitura do relatório fosse feita depois do seminário sobre o Instituto Hospital de Base, a ser realizado na próxima sexta (5). No entanto, o pedido também foi negado pelo presidente do colegiado. “Não ouvir o parecer dessa comissão é um prejuízo enorme”, afirmou Wasny.

O relator da matéria então, sem mais qualquer alternativa regimental para fugir da leitura do parecer, abandonou a votação, sob protestos. “Vou me retirar da comissão”, disse Juarezão após 4 ausências seguidas e ainda sem ler o relatório para o qual foi designado. Em seguida, a deputada Luzia de Paula(PSB) também abandonou a sessão, propositalmente, impossibilitando assim, a apreciação da matéria.

contra o instituto melhor

Convocação

O Sindicato dos Enfermeiros agradece, mais uma vez, a todos os profissionais e usuários da Saúde que estiveram presentes na reunião da Comissão de Educação, Saúde e Cultura e aos deputados Wasny de Roure (PT) e Raimundo Ribeiro (PPS), membros da comissão que sempre colocaram o debate sobre o Instituto Hospital de Base ao alcance das categorias e da população, que representam a Saúde e necessitam da assistência prestada pelo hospital.

O SindEnfermeiro convoca todos os servidores e usuários da Saúde pública do Distrito Federal a estarem atentos aos próximos informes a respeito do projeto que sugere a criação do Instituto Hospital de Base.

Precisamos de todos os cidadãos e da categoria mobilizada contra a privatização do patrimônio da Saúde pública do DF.

O Base é do Povo.