Portarias 77 e 78 são temas de reunião entre SindEnfermeiro e supervisores de enfermagem

Publicada em 8 de março de 2017

Na tarde dessa quarta (8), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) reuniu-se com supervisores de enfermagem dos Centros de Saúde para dialogar a respeito das portarias 77 e 78 de 2017, que reformulam a Atenção Primária à Saúde. O objetivo é ouvir as demandas e sugestões dos supervisores – que coordenam, no dia-a-dia, as equipes dos Centros de Saúde – para que a reformulação e o processo de transição aconteçam sem prejudicar o atendimento prestado à população e o servidor.

As questões levantadas no encontro dessa quarta serão pauta das próximas reuniões entre SindEnfermeiro e o Governo do Distrito Federal (GDF). Sexta (10), o sindicato reúne-se com a equipe de Coordenação de Atenção Primária à Saúde, liderada por Marcus Quito, e as sugestões elencadas pelos supervisores de enfermagem já serão abordadas nesse encontro.

WhatsApp Image 2017-03-08 at 16.03.50

Diretores do SindEnfermeiro e supervisores de enfermagem vestiram a camisa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Dayse Amarilio, presidente do sindicato, chamou atenção para a relevância da reunião com os supervisores.”Esse encontro é importante porque vocês (supervisores) são o elo de ligação entre o trabalhador, que está na lida todo dia, e o gestor. Por isso, queremos ouvir o que vocês têm a dizer”, disse.

Jorge Henrique, diretor do sindicato, lembrou que a entidade é a favor das melhorias e da reformulação. Porém, o processo de transição e estabelecimento do novo modelo não pode acontecer às custas dos direitos conquistados pelo trabalhador, nem do aumento da precarização do atendimento prestado.“Não podemos ficar no modelo tradicional porque ele está falido e é uma porta aberta para a privatização da Saúde. Mas, se for pra fazer uma reestruturação com o intuito de mexer nas gratificações do servidor, por exemplo, nós não queremos. Precisamos dialogar e chegar a uma alternativa em relação a isso”, explica Jorge.

WhatsApp Image 2017-03-08 at 16.03.49