Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Categorias se mobilizam e Câmara Legislativa não vota projeto que admite Organizações Sociais no DF

Publicada em 16 de dezembro de 2016

Luta contra a privatização da saúde no Distrito Federal continua em 2017

No último dia de trabalhos da Câmara Legislativa (CLDF) em 2016, deputados tentaram pautar o projeto de lei do Executivo que autoriza a contratação de organizações sociais na área da saúde (PL nº 1.186/2016). Servidores fizeram um esforço conjunto e compareceram à Câmara para colocarem-se contra a matéria. A tentativa de pautar a proposta em plenário urgentemente, foi uma manobra para aprovar o projeto, que ainda tramitava nas comissões de Educação, Saúde e Cultura (CESC); Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), e Constituição e Justiça (CCJ).

Dayse Amarilio, presidente do sindicato dos enfermeiros, alerta para a continuidade dos esforços contra a aprovação do projeto em 2017. “Certamente, na primeira movimentação da Casa no ano que vem, tentarão aprovar a proposta. Temos de estar atentos”, explica Dayse.

SINDICATO

PELO 43: contra as Organizações Sociais no DF

A presidente do SindEnfermeiro também chama a atenção para a mobilização do movimento sindical e da população em torno do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do DF (PELO) nº 43/2016, que estabelece a “inadmissibilidade” das Organizações Sociais, no Distrito Federal. “Agora, a batalha dos sindicatos é mobilizar os deputados e a mesa diretora para votar o PELO 43. Assim estaremos resguardados contra a admissão da OSs e a privatização da saúde, no DF”, reforça Dayse Amarilio.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do DF (PELO) nº 43/2016 já foi aprovado nas comissões Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), e Constituição e Justiça (CCJ).

Dayse Amarilio (dir.), presidente do SinDenfermeiro, na sessão da CLDF

Dayse Amarilio (dir.), presidente do SinDenfermeiro, na sessão da CLDF

Conquistas coletivas

Na sessão de ontem foi aprovado Projeto de Decreto Legislativo (PDL 229/2016) – de autoria do Wellington Luiz (PMDB) – contra a portaria do Governo do Distrito Federal (GDF), publicada em 22 de novembro, que estabelece novos critérios a respeito do repasse sindical. A Portaria, assinada pela Secretaria de Planejamento, suspende a possibilidade de entidades sindicais concederem descontos referente à consignação em folha de pagamento para novos filiados.

Também foi aprovada emenda – ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLoa) de 2017 – que prevê a convocação de mais de 2 mil concursados da saúde. De acordo com a emenda, de autoria do deputado Bispo Renato (PR), 650 enfermeiros e 1500 técnicos de enfermagem devem ser convocados a assumirem seus cargos.