Fiscaliza SindEnfermeiro: Situação de Hospital do Gama (HRG) é crítica

Publicada em 5 de dezembro de 2016

O Fiscaliza SindEnfermeiro esteve, hoje, no Hospital Regional do Gama (HRG). A situação corrobora com as circunstâncias encontradas em todas as unidades de saúde visitadas pelo sindicato, durante as ações do Fiscaliza. Em todos os locais que estivemos encontramos caos e negligência em relação ao cidadão e ao servidor público, que não têm a mínima condição de tratamento, ou de prestar o atendimento devido.

WhatsApp Image 2016-12-05 at 12.58.29

Pacientes (espalhados pelos corredores, em macas improvisadas), esperam por atendimento por dias – em ambientes absolutamente insalubres. Esta é a regra do sistema de saúde, em todo o Distrito Federal. Também é clara a situação de profissionais sem instrumentos adequados, além dos desfalques de pessoal e da ausência de condições básicas de trabalho.

WhatsApp Image 2016-12-05 at 12.59.46

Sujeira e descuido por toda parte

Bichos e roupas sujas se acumulam pelos prontos-socorros do DF. No Gama, panos de TNT são utilizados como cortinas dos leitos do PS, onde misturam-se pacientes da clínica e da internação (cujo o setor está em obras desde junho deste ano).

WhatsApp Image 2016-12-05 at 12.59.41

No Centro Cirúrgico (que possui 9 salas, 4 delas inutilizadas), aparelhos de ar-condicionado não funcionam e equipamentos precisam de manutenção. Além disso, quilos de roupas e instrumentos são lavados à mão no Centro de Materiais e Esterilização, comprometendo a saúde dos servidores do hospital.

WhatsApp Image 2016-12-05 at 13.00.39

Pediatria, leitos vazios e exames comprometidos

O SindEnfermeiro também constatou que a UTI possui 10 leitos (novos) em desuso, por falta de pessoal e equipamento – enquanto pacientes (em estado grave) imploram por ajuda, deitados em macas, que se entulham no corredores da HRG -.

O hospital não atende pacientes de pediatria também pela falta de pessoal, que soma-se ainda à ausência de Raio-X (desde sábado, 3) e do tomógrafo, que não funciona há mais de 1 ano.