SindEnfermeiro realiza eleições para delegados sindicais em fevereiro

Publicada em 22 de novembro de 2016

Inscrições vão até 28 de Janeiro

Em fevereiro, o SindEnfermeiro realizará eleições para delegados sindicais. As votações acontecem em assembleias, nos hospitais regionais, entre os dias 7 e 16 do mesmo mês. O prazo para inscrição vai até o dia 28 de janeiro. O número de eleitos, por unidade de saúde, varia de acordo com a quantidade é de filiados por local de trabalho.

O candidato deve ser filiado junto ao Sindicato dos Enfermeiros e possuir, no mínimo, 6 meses de exercício profissional, na unidade em que trabalha. Além disso, deve estar em dia com o pagamento da anuidade e da mensalidade associativa e não exercer cargo ou função de chefia no estabelecimento empregador. Para se candidatar e para votar, o filiado também não pode estar sob advertência, suspensão ou exclusão do quadro social.

Os delegados (titulares e suplentes) assumem os cargos, nos Conselhos Regionais e no Conselho Distrital de Saúde. Em caso de empate, o candidato sindicalizado há mais tempo assume.

post_delegadosSindicais

O que faz o delegado sindical

O delegado deve defender os direitos da categoria e também organizá-la em seu local de trabalho. Dentre outras funções, o filiado eleito deve trabalhar pela sindicalização dos profissionais de enfermagem e buscar – juntamente com a diretoria do sindicato – soluções para questões individuais e coletivas identificadas em sua unidade. O auxílio na organização e a divulgação de eventos promovidos pelo sindicato também é parte do exercício do delegado.

O eleito também pode vir a representar a diretoria do SindEnfermeiro (quando for designado), participar de reuniões do Conselho de delegados Sindicais, além de ter de cumprir e garantir o cumprimento do estatuto.

Eleições (Delegados Sindicais) – Serviço
Inscrições: Até 28 de Janeiro
Local de inscrição: Sindicato dos Enfermeiros – SEDF (714 Norte)
Data das Votações: 7 a 16 de Fevereiro