VACINA: Imunização contra Covid-19 será estendida para todos os profissionais de Enfermagem do DF

Publicada em 24 de março de 2021

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Uma luz no fim do túnel: na última segunda (22), a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) determinou que todos os profissionais de enfermagem em atuação no DF estarão aptos a receber a vacina. A decisão foi tomada após semanas de negociação, e foi consumada após reunião do secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, com membros de conselhos e entidades de defesa da classe.

A vacinação dos profissionais será iniciada na próxima sexta (26), e engloba todos os trabalhadores – enfermeiros, técnicos e auxiliares, inclusive aqueles que atuam nos hospitais da rede privada, clínicas, home care, autônomos, entre outros. De acordo com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a vacinação será realizada de forma gradativa, de maneira que cada interessado será comunicado individualmente sobre o agendamento e a data para a imunização.

No entanto, não há uma previsão de quando todos os profissionais serão vacinados, visto que a vacinação vai incluir, além dos enfermeiros, os profissionais de todas as categorias como médicos, fisioterapeutas e outros – e serão destinadas apenas 10% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde para a imunização dos trabalhadores.

Para tomar a vacina, é necessário que os profissionais façam o agendamento prévio através do portal vacina.saude.df.gov.br, que estará disponível a partir de amanhã (25). É imprescindível a apresentação da identidade funcional devidamente cadastrada pelo Conselho Regional de Enfermagem do DF (COREN-DF)

Imunização é luz no fim do túnel

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, ressaltou que a conquista foi resultado de inúmeras articulações nos últimos dois meses, inclusive com a participação da Frente Única da Enfermagem (FUEnf), da qual faz parte o SindEnfermeiro, nas negociações. No entanto, Dayse demonstra preocupação com o período que vai levar até que todos sejam imunizados.

“Essa luta também é nossa, pois enquanto representantes da Frente Única da Enfermagem (FUEnf) participamos ativamente do processo de negociação para garantir que todos os profissionais, sem distinção, pudessem ter acesso à vacina. Agora, o nosso apelo é para que todos atendam o chamado e se vacinem. Nós estaremos de olho, e apesar do longo caminho que ainda teremos que percorrer para vacinar todos, não vamos sossegar, apesar da notícia já representar uma luz no fim do túnel para nós”, afirmou.

Inseridos no plano de vacinação da SES antes dos trabalhadores da rede privada, os profissionais de saúde que atuam nos hospitais e unidades de saúde da rede pública já estão sendo imunizados desde o fim de janeiro, recebendo as doses no próprio local de trabalho.

Confira a lista de categorias que vão receber a vacina:

Enfermeiros

Nutricionistas