NOTA DE ESCLARECIMENTO: Diário Oficial do DF publica LDO com verba destinada para a isonomia dos enfermeiros

Publicada em 27 de maio de 2020

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta quarta-feira (27) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em que consta a destinação de verba no orçamento do DF para a equiparação salarial dos enfermeiros da Secretaria de Saúde com os odontólogos. A LDO estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte.

No entanto, para que essa equiparação aconteça, é necessário que o Poder Executivo envie um projeto de reestruturação na carreira dos enfermeiros para a Câmara Legislativa. A isonomia salarial dos enfermeiros com os odontólogos é uma luta antiga do Sindicato dos Enfermeiros do DF. O sindicato já apresentou diversos estudos e levantamentos aos parlamentares sobre o impacto que a equiparação salarial terá na folha de pagamento para o GDF.

O SindEnfermeiro-DF tem feito há muito tempo, tratativas diretas com o governo e pede que o Poder Executivo encaminhe o mais rápido possível o projeto para a CLDF. Pedimos aos enfermeiros que, através das redes sociais do governador Ibaneis Rocha e do secretário de Saúde Francisco Araújo, peçam o encaminhamento do projeto à CLDF, tendo em vista que, os enfermeiros são essenciais para a estruturação dos serviços e são um dos pilares do Sistema Único de Saúde. Na pandemia, os enfermeiros se mostraram peças fundamentais na luta contra a Covid-19.