Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Audiência pública debate violência contra profissionais de enfermagem no DF

Publicada em 5 de setembro de 2025

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal participou, nesta sexta-feira (5), da audiência pública sobre a violência contra profissionais de enfermagem no DF. A mesa foi presidida pela deputada distrital Dayse Amarílio (PSB), enfermeira e presidente da Comissão de Saúde e foi realizada na Câmara Legislativa.

Durante a audiência, Dayse criticou a falta de estrutura da saúde pública no DF e destacou que o problema não pode ser tratado como bandeira política.“As pessoas estão morrendo na fila. Eu não sei como um político consegue dormir sem se preocupar com isso. Eu me preocupo, mas tenho a consciência tranquila de que luto pela isonomia salarial, pelas nomeações e por mais financiamento para a saúde”, afirmou.

Representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Kátia Calegaro ressaltou que a proteção dos enfermeiros é essencial e defendeu a implantação de protocolos institucionais para prevenção e resposta à violência. Ela também destacou a necessidade de ampliar o treinamento das equipes para manejo de situações de risco, criar canais seguros de denúncia e fortalecer políticas de valorização da categoria.

Já a presidente da Aben-DF Karine Afonseca alertou para a falta de respostas institucionais diante da violência sofrida por enfermeiros. “Precisamos de uma agenda de ações com campanhas, advocacy junto a instituições públicas e privadas e criação de fluxos e protocolos, por exemplo”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Jorge Henrique, reforçou que não é possível pensar política pública sem investimento. Ele defendeu que o movimento sindical precisa superar o discurso de austeridade fiscal e cobrar mais recursos para pesquisa, inovação e tecnologia, fortalecendo o complexo econômico-industrial da saúde.