Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Seminário destaca protagonismo das enfermeiras e enfermeiros no acesso ao DIU pelo SUS no DF

Publicada em 1 de setembro de 2025

Na última sexta-feira (29), a sede da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional), em Brasília, recebeu o 1º Seminário pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos do Distrito Federal. O encontro reuniu enfermeiras e enfermeiros, servidores da saúde, estudantes universitários e representantes de movimentos sociais em um dia inteiro dedicado à troca de experiências e ao fortalecimento da rede pública de saúde.

O evento também marcou a conclusão da primeira edição do curso de Habilitação para Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) por enfermeiros, promovido pela ABEn-DF e pelo SindEnfermeiro-DF em parceria com a Brazil Foundation. A iniciativa capacitou 180 profissionais — em sua maioria da Secretaria de Saúde do DF — e já revela resultados expressivos. De acordo com os dados apresentados, o número de inserções de DIU realizadas por enfermeiros saltou de cerca de 900 para mais de 5 mil de julho 2022 para julho de 2025, no SUS DF.

Esse avanço se reflete diretamente na vida das mulheres que mais precisam. Durante as discussões, também foi explicado que a ampliação do serviço beneficiou, sobretudo, mulheres negras e moradoras das periferias do DF, que antes enfrentavam longas filas de espera. Em algumas Unidades Básicas de Saúde, a demanda por inserção de DIU chegou a ser totalmente zerada.

Além do debate sobre a contracepção de longa duração, os painéis do seminário também trouxeram reflexões sobre os desafios para garantir a universalização da saúde sexual e reprodutiva e a promoção da igualdade de gênero. Especialistas, gestores, entidades de classe, fundações e movimentos feministas contribuíram para o diálogo ao longo do dia.

O encerramento do seminário foi marcado pela premiação de profissionais e multiplicadores que têm feito a diferença no acesso à contracepção e na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos. Foi um momento de reconhecimento e celebração do papel essencial da enfermagem na construção de um sistema de saúde mais justo, inclusivo e acessível para todas as mulheres.

 

Veja as fotos: https://www.flickr.com/photos/158926957@N08/sets/72177720328738060/