SindEnfermeiro-DF, deputada Dayse Amarilio e deputado Max Maciel fiscalizam PS do HRC

Publicada em 28 de junho de 2024

Presidente do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, visita instalações do HRC. Foto: Camila Piacesi/ASCOM SindEnfermeiro

Hoje, 27, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Jorge Henrique, foi ao Pronto Socorro do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) para fiscalizar as condições de estrutura, equipamentos, dimensionamento de pessoal e o atendimento à população após denúncias. A visita contou com a participação da Comissão de Saúde da CLDF, representada pela deputada distrital Dayse Amarilio (PSB-DF) e pelo deputado distrital Max Maciel (PSOL-DF), além de Lincoln Vitor, consultor da Conofis – CLDF.

Durante a inspeção, foram observados diversos problemas que comprometem o atendimento à população. Constatou-se a falta de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, assistentes sociais e outros profissionais essenciais. Além disso, não há manutenção periódica nos equipamentos, resultando em ar-condicionado quebrado, macas e mesas danificadas, e falta de medicamentos. A estrutura do hospital também sofre com a falta de manutenção.

Jorge Henrique destacou que o déficit de servidores sobrecarrega os profissionais que estão na linha de frente. “Sempre escuto relatos de enfermeiros que estão exaustos e ficando doentes. Há a necessidade urgente de convocar os aprovados no concurso da SES”, disse.

Em relação às condições precárias do hospital, os parlamentares descobriram que existem 12 milhões de reais parados em uma conta da Caixa Econômica Federal, destinados à reforma do Pronto Socorro do HRC. Eles se prontificaram a buscar a execução desse recurso para melhorar as condições da unidade e, consequentemente, a assistência à população.

Por Camila Piacesi