Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal alerta: a gestão do IGES-DF compromete a saúde pública

Publicada em 27 de maio de 2024

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal tem sido incansável em alertar a população sobre os perigos representados pela gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF). Mas por que tanto alarme?

Anualmente, presenciamos o governo local reduzindo o orçamento destinado à saúde pública, enquanto o IGES-DF é beneficiado com uma verba de 1 milhão de reais, aprovada na LDO durante sessão na Câmara Legislativa. O resultado desse desequilíbrio é devastador: filas quilométricas, supostos erros médicos, falta de transparência e suspeitas de negligência.

Recentemente, de abril a maio, quatro vidas foram perdidas nas unidades do IGES-DF, sendo duas crianças e dois bebês. Diante desses casos, fica evidente que a terceirização não é a solução para os problemas enfrentados. Pelo contrário, é parte integrante do problema. Ela fragmenta o sistema de saúde, resultando em filas intermináveis e desorganização, reflexo de dois modelos de gestão que simplesmente não se comunicam. Por isso, há crianças que morreram à espera de uma ambulância.

O IGES-DF já demonstrou sua incapacidade em cuidar adequadamente da saúde dos brasilienses. Até quando será necessário que mais crianças paguem com suas vidas para que o governo invista de forma correta na saúde? Exigimos mais nomeações, ampliação de hospitais e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

É hora de agir e lutar por uma saúde digna para todos os cidadãos do Distrito Federal! CPI DO IGES JÁ!

Por: Camila Piacesi