SindEnfermeiro-DF debate sobrecarga de trabalho no 1º Encontro de Enfermeiros e Enfermeiras em Saúde do Trabalhador

Publicada em 1 de março de 2024

A diretoria executiva do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF) está participando do 1° Encontro de Enfermeiros e Enfermeiras em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovido pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), em São Paulo. O evento começou nesta manhã e vai até sexta-feira, dia 1° de março.

O bate-papo com representantes de todo o Brasil da enfermagem ocorre após a reunião de planejamento, também organizada pela Federação, que trouxe à tona temas como a autonomia da enfermagem, a valorização da categoria e o cumprimento do piso salarial. Além disso, as entidades sindicais também debatem estratégias para proteger a categoria contra a violência sofrida em seus locais de trabalho e para garantir condições dignas de trabalho.

Hoje, durante a reunião, o presidente Jorge Henrique destacou o aumento das precarizações do trabalho e das terceirizações no Brasil, agravadas pela Emenda Constitucional 95, que impôs restrições orçamentárias às políticas de saúde. “Esse cenário, já presente antes da COVID-19, deixava o Sistema Único de Saúde (SUS) fragilizado, com falta de medicamentos, profissionais e estrutura adequada. A pandemia apenas acentuou essa fragilidade, evidenciando a exaustão e sobrecarga dos profissionais de saúde”, disse, e completou: “tal cenário ainda persiste no DF, mesmo sem a COVID”.

Além do presidente do SindEnfermeiro-DF, também estão presentes no encontro a diretora Administrativa, Ursula Neponocemo, e o diretor de Relações de Trabalho e de Apoio à Rede Privada, Rangel Fernandes.

Por Camila Piacesi