REDE PRIVADA: Em assembleia, categoria recusa proposta de CCT da SBH-DF que rebaixa valores do Piso Salarial

Publicada em 19 de janeiro de 2024

Na tarde de ontem (18), o SindEnfermeiro-DF realizou assembleia online com os enfermeiros que atuam na rede privada de saúde do DF – com o objetivo de deliberar sobre a proposta feita pela SBH-DF para a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria em 2024 – incluindo os termos para o pagamento do Piso Salarial.

A assembleia contou com mais de 190 profissionais e foi conduzida pelo presidente do sindicato, Jorge Henrique, e as diretoras Ursula Nepomoceno e Nayara Jéssica.

Por maioria dos votos (98 a 7), os presentes recusaram a proposta feita pelo sindicato patronal que na prática, significava a redução no valor pago pelo Piso Salarial – atrelando os valores à remuneração global e obrigando a negociação de uma nova convenção a partir de 1º de setembro deste ano.

Também por maioria, com apenas um voto contrário, a categoria definiu que não vai retroceder nas negociações e vai manter a última proposta feita pelo sindicato – de pagamento parcelado em 50% a serem pagos no mês seguinte à celebração do acordo, e mais 50% divididos em 2 parcelas pagas a cada 6 meses.

Proposta é desrespeito com luta dos enfermeiros

O presidente do SindEnfermeiro-DF, Jorge Henrique, avaliou a proposta como “um retrocesso e até mesmo um desrespeito com toda a luta travada pelos enfermeiros e demais profissionais da categoria pelo Piso Salarial”, já que “conseguiu ser uma proposta pior que as anteriores, também recusadas em assembleia”, afirmou.

Ainda segundo Jorge, “essa proposta praticamente acabaria com qualquer perspectiva de receber o Piso”.

Sindicato consegue mediação com SBH

Durante a assembleia, o SindEnfermeiro-DF recebeu resposta positiva da solicitação feita à Delegacia Regional do Trabalho para que o órgão medie as negociações entre sindicato e SBH-DF – com o objetivo de buscar um consenso para a implementação do CCT e consequentemente do Piso. A primeira reunião de mediação será realizada no próximo dia 31 de janeiro.