Eleições SindEnfermeiro: Chapa Resistência, Luta e Conquistas vai liderar entidade até 2026

Publicada em 1 de abril de 2022

Chegou ao fim nesta quinta (31) a eleição para definir o grupo que vai liderar o sindicato pelos próximos quatro anos. Após dois dias de pleito (30 e 31 de março), a Chapa Resistência, Luta e Conquistas foi eleita com 1.054 votos para seguir na gestão do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal pelo quadriênio 2022-2026.

A eleição foi realizada com a inscrição de chapa única, visto que com o encerramento de todos os ritos de inscrição, composição de chapas e pedidos de impugnação, nenhum outro grupo havia se inscrito para o processo eleitoral.

ATA DE APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES

RESOLUÇÃO Nº07 DE 1º DE ABRIL DE 2022/COMUNICAÇÃO DE RESULTADO PELA COMISSÃO ELEITORAL

Eleição em formato híbrido

Pela primeira vez na história do SindEnfermeiro-DF, um pleito foi realizado de forma híbrida – seguindo uma tendência já aplicada em entidades de outros estados com resultados satisfatórios. O sindicato também disponibilizou uma urna presencial em sua sede.

A novidade teve como objetivo dar mais celeridade ao processo de votação e apuração, e proporcionou maior comodidade aos trabalhadores que antes precisavam se deslocar até as urnas volantes localizadas nas unidades de saúde, além de garantir mais transparência ao processo de votação.

Momento de resgate da formação política

Para Dayse Amarílio, presidente da chapa reeleita, o nome do grupo expressa o sentimento dos membros. “Nós queremos muito subir o patamar e entregar aquilo que a categoria merece”, destaca.

“Primeiro organizamos tudo e agora queremos subir ainda mais os níveis do sindicato em todos os sentidos. Queremos melhorar ainda mais nossa estrutura administrativa, e também iremos fazer um resgate da formação política, porque é preciso encerrar ciclos. Precisamos formar novos colegas para estarem na frente do sindicato”, finaliza Dayse.

Poder de mobilização dos enfermeiros está sendo recuperado

O secretário-geral Jorge Henrique aponta que um dos principais méritos da gestão que vai seguir à frente do SindEnfermeiro foi de promover o resgate da força de mobilização dos enfermeiros, e celebrou a possibilidade de seguir na luta pela construção de um futuro ainda mais engajado politicamente para a categoria.

“Essa vitória expressa todo o trabalho realizado pela atual diretoria do sindicato. Desde a luta contra a terceirização da saúde com o IGESDF, a atuação durante a pandemia e o reajuste conquistado essa semana são fatos que vão marcar por muito tempo o intenso trabalho do SindEnfermeiro nessa gestão”, afirma.

Ainda segundo Jorge, “os enfermeiros se sentiram representados e responderam a todos os chamados do sindicato para as mobilizações, recuperando uma força de mobilização que andava adormecida faz algum tempo. E agora, temos a possibilidade de renovar a diretoria e continuar construindo um futuro de mais lutas e vitórias com a categoria”.

“Lutamos, resistimos e conquistamos”

A diretora administrativa do sindicato, Ursula Nepomoceno, lembrou que apesar das conquistas, ainda há muito trabalho a ser feito – já que muitas questões importantes para a categoria e para o próprio sindicato acabaram ficando em segundo plano com a chegada do coronavírus.

“A pandemia ocupou vários espaços e a luta por melhores condições de trabalho e valorização profissional se tornou um grito de desespero. E temos muito orgulho de dizer que, mesmo nas dificuldades, apoiar os enfermeiros na luta contra a pandemia foi uma das nossas prioridades, mas infelizmente essa mesma pandemia inviabilizou ou dificultou muito o nosso trabalho durante a gestão.”

Ainda segundo Ursula, “essa vitória representa muito o momento que a nossa categoria passou nesses últimos dois anos. Uma mistura de emoções e sentimentos: medo e às vezes frustração, mas também sede de luta, resistência, persistência apesar do cansaço e principalmente, união. E se ainda não foi possível realizar tudo o que planejamos na última gestão, o foco agora é justamente consolidar o nosso trabalho e alçar voos ainda mais altos”, completa.

Número de votantes reforça confiança da categoria

Por fim, o diretor financeiro Marcio da Mata ressalta que a participação da categoria no pleito mostra confiança dos enfermeiros no trabalho desenvolvido, e é um fator motivador para a continuidade da luta encabeçada pelo sindicato.

“Agradeço a todos os nossos filiados, e principalmente, todos aqueles que acreditam no trabalho que a nossa gestão vem desenvolvendo no sindicato. Continuaremos firmes em nossos ideais, conduzindo o SindEnfermeiro de forma honesta, correta e em prol não só dos sindicalizados, mas de todos os enfermeiros do Distrito Federal”.

“Sem luta, jamais teremos resultados. E nós estamos aqui para dar voz e vez para a nossa categoria”, completa.

Resultado final do pleito

A chapa “Resistência, Luta e Conquistas”, vencedora da eleição, obteve exatos 1.054 votos. 22 eleitores declararam voto em branco, e 26 votaram nulo. A data da posse da nova gestão está marcada para o dia 06 de junho de 2022.