SindEnfermeiro convoca categoria a discutir proposta para reestruturação e movimentações do GDF sobre o tema

Publicada em 18 de março de 2022

Em cumprimento ao compromisso firmado com o Governo do Distrito Federal sobre as negociações envolvendo a reestruturação da carreira de enfermeiro, o SindEnfermeiro convoca a categoria a participar de Assembleia Geral Extraordinária na próxima terça-feira (22), às 19h30, no Clube da Saúde, com o objetivo de apresentar os detalhes da proposta feita pelo Executivo, além de outras deliberações feitas nas últimas reuniões.

Em resumo, uma nova proposta de reparação salarial está sendo feita por parte do GDF, e esta deve ser apresentada até o dia 22 de março, data da Assembleia. O acordo para revisar os valores da proposta inicial do Executivo – um aumento de cerca de 4% – foi apresentado de maneira preliminar e extraoficial em reunião na última terça (15) entre a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, o Secretário de Economia do DF, José Itamar Feitosa e a cúpula da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) da Secretaria de Saúde.

O encontro não foi divulgado nas redes oficiais do sindicato ou discutida amplamente entre a categoria, tendo em vista que este foi um primeiro encontro para avaliar a viabilidade de uma recomposição salarial imediata – além do fato de não ter sido formalizado oficialmente até aquele momento.

Entenda o caso

As mobilizações pela reestruturação, que sempre foi uma das principais bandeiras do SindEnfermeiro, ganharam maior força a partir de setembro do ano passado. Mas as últimas duas semanas têm sido cruciais para o andamento das propostas de reparação.

Desde o dia 07 de fevereiro, quando ocorreu a primeira reunião com o governador, secretaria de Economia e as cúpulas da Secretaria de Saúde do DF, a presidente do SindEnfermeiro reiterou a importância da reestruturação, num movimento contínuo de sensibilização do Executivo.

De acordo com Dayse, “num primeiro momento não havia sequer a possibilidade de o governo realizar a proposta. Mas com o reforço do nosso discurso sobre a necessidade de reparação de uma injustiça, conseguimos fazer com que ele [Ibaneis] fosse sensível à dimensão da desigualdade submetida aos enfermeiros ao longo desses anos”.

Em nova reunião, realizada na última terça-feira (15), a Secretaria de Economia apresentou a proposta – dentro do prazo solicitado de 10 dias – e se comprometeu a formalizar uma proposta de reparação salarial.

Na ocasião, Dayse sugeriu a reconsideração dos valores colocados, além da possibilidade de do Executivo firmar compromisso com o Executivo de reunir SES, entidades representativas – como o SindEnfermeiro – e Secretaria de Economia, a fim de viabilizar e porpor a criação de um projeto de lei para a reestruturação, visando a equiparação com os odontólogos, para ser apresentado em até 90 dias. Esta nova proposta da Secretaria de Economia é a estamos aguardando e que será apresentada em assembleia.

Confiança em entendimento

Para Dayse, o compromisso do governador em analisar as possibilidades para a reestruturação mostra que há vontade por parte do Executivo de atender a demanda dos enfermeiros e entender a importância desta pauta.

Por fim, a presidente do SindEnfermeiro lembra à categoria que “qualquer proposta de movimentação alheia aos enfermeiros e não pactuada em assembleia deve ser encarada como tentativa de divisão da categoria e de manobra para tentar dificultar a aprovação da reestruturação da carreira. Vamos respeitar os prazos determinados em compromisso com o Executivo, e estamos de antemão convocando a assembleia para terça, pois temos a confiança de que haverá um entendimento do governador que a enfermagem é essencial para a saúde do DF, e que nós, enquanto sindicato, é que temos a atribuição legal de pleitear e negociar reajustes e bases salariais junto com o governo”, finalizou.