Na manhã de hoje (07), o Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro) esteve no Palácio do Buriti em reunião com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e as cúpulas da Secretaria de Saúde (SES) e Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (IGESDF). O objetivo foi de apresentar ao chefe do Executivo a importância da reestruturação da carreira de enfermeiro e apontar possíveis soluções para tornar o projeto viável.
A presidente Dayse Amarílio foi a representante do SindEnfermeiro na reunião – que também contou com as presenças do secretário de Governo, José Humberto Pires, e de Saúde do DF, Gal. Manoel Pafiadache, o subsecretário de Gestão de Pessoas (SUGEP) da pasta, Evilásio Silva, a presidente do IGESDF, Mariela de Jesus e a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.
Reparação de uma injustiça
Durante o encontro, Dayse expôs ao governador a necessidade da reestruturação como um instrumento de reconhecimento ao trabalho realizado pelos enfermeiros durante a pandemia, além de ser uma forma de reparar uma injustiça que já dura praticamente uma década.
“Foi muito importante poder levar para essa reunião que o trabalho dos enfermeiros precisa ser reconhecido, e que a pandemia só tornou ainda mais evidente toda a dificuldade enfrentada pela nossa categoria ao longo dos anos. Ver que o governador nos recebeu e se mostrou disposto a reparar essa discrepância que já dura tanto tempo nos deixou muito animados”, afirmou Dayse.
A representante do SindEnfermeiro ainda ressaltou a importância de ter em mãos estudos e números que apontam não só para a viabilidade orçamentária do projeto, mas também o impacto positivo a ser sentido diretamente na assistência.
“Esse encontro com o governador também foi muito importante para mostrar de forma concreta todo o trabalho realizado pelos enfermeiros na assistência, e principalmente, como a valorização da categoria tem reflexos diretos na melhoria dos serviços de saúde, diminuindo por exemplo a incidência de afastamentos por motivos de doença”, completou.
Apesar de se mostrar sensivel à demanda dos enfermeiros, Ibaneis demonstrou preocupação com questões como a demora na retomada econômica, as projeções de alta da inflação causadas por fatores externos como a guerra entre Rússia e Ucrânia, além da Lei de Responsabilidade Fiscal, e solicitou ao secretário de Economia, José Itamar Feitosa, a elaboração de um estudo de viabilização do projeto – a ser entregue em até dez dias.
O entusiasmo por um desfecho positivo também é compartilhado pela presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues. “Sabemos que o ano é complicado por ser eleitoral, com resultados negativos da pandemia na economia, os impactos desta guerra. Contudo, o governador foi sensível e acolheu a demanda, reconheceu a injustiça cometida contra os especialistas e enfermeiros da SES. Podemos perceber a real intenção do governo em reparar de alguma forma essa discrepância, e para tanto o governador solicitou outra reunião em dez dias”, afirmou.
Discussões da reunião serão apresentadas em assembleia
O SindEnfermeiro vai realizar hoje (07), com primeira chamada às 19h15 e segunda às 19h30, assembleia para debater com a categoria sobre a reestruturação da carreira de enfermeiro – inclusive levando as discussões realizadas durante a reunião desta manhã. Também será debatida a pauta do auxílio-alimentação dos enfermeiros da SES. A assembleia será realizada de forma presencial no Clube da Saúde.