Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

URGENTE: SES retifica Portaria nº 77 e garante lotação de generalistas na ESF após compromisso firmado com o SindEnfermeiro

Publicada em 22 de fevereiro de 2022

Reprodução/Diário Oficial do Distrito Federal de 22/02/2022, p. 13

 

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) publicou no Diário Oficial do DF (DODF) de hoje (22) a retificação da Portaria nº 77 – agora incluindo os enfermeiros generalistas no texto. O compromisso havia sido firmado na reunião de ontem (21), na ocasião das discussões sobre a Circular nº 02/2022. Agora, os enfermeiros que já atuavam na Atenção Primária e realizaram a transição para a Estratégia de Saúde da Família estão com os seus postos de trabalho resguardados.

A promessa da retificação havia sido feita pela pasta em reunião realizada ontem (21) entre a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, o diretor Marcio da Mata e representantes da SES – o chefe de gabinete, Helder Rego, do subsecretário de Gestão de Pessoas da SES, Evillásio Ramos e da diretora de enfermagem da SES, Maria Leonor Góis.

Necessidade de atuação conjunta entre enfermeiros ESF e generalistas

Para Dayse Amarílio, “com a retificação [da portaria], a Secretaria passa a dar mais segurança aos enfermeiros que já estavam lotados na Atenção Primária, e inclusive participaram da transição para a Estratégia de Saúde da Família”, afirmou.

A presidente do SindEnfermeiro também ressaltou a importância de manter as atuais lotações dos enfermeiros generalistas em conjunto com os enfermeiros de saúde da família que foram nomeados, tendo em vista a ampliação da cobertura da assistência nos grandes vazios assistenciais que ainda existem na rede.

“A medida também mostra que existe um compromisso com as lotações dos enfermeiros de saúde da família que fizeram concurso e foram nomeados para isso. E, atuando em conjunto com os generalistas, certamente vão ajudar muito num processo de fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família que ainda está em curso e certamente ainda precisa avançar muito”, concluiu.