Diretoras do SindEnfermeiro se reúnem com Ericka Filippelli, secretária da Mulher, para traçar campanha contra violência na Enfermagem

Publicada em 21 de janeiro de 2022

Fotos: Ryan Reynholz

Na tarde da última quinta, 21, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF), Dayse Amarílio, e a diretora Ursula Nepomuceno se reuniram com a Secretária de Estado da Mulher, Ericka Filippelli, para debater e traçar uma campanha contra a violência que trabalhadoras da Enfermagem têm sofrido.

A reunião também contou com a participação de Patrícia Óliver, presidente do Conselho de Mulheres Cristãs do Brasil e Irina Storni, Subsecretaria de Enfrentamento à Violência da Pasta.

De acordo com Dayse Amarílio, a Secretária de Estado da Mulher, Ericka Filippelli abraçou a ideia da campanha tento em vista do crescente número de agressões sofridas por profissionais da Enfermagem. “Conseguimos juntas identificar que será necessário um grupo ampliado de trabalho. A intenção é sensibilizar outras secretarias, principalmente a Secretaria de Saúde e representações das mulheres.”, destacou Dayse.

“É importante traçar ações, uma vez que a violência na Enfermagem é uma questão multifatorial, passando pelo dimensionamento e desvalorização da categoria. Ela também tem relação com o gênero, com o cuidado, a situação da saúde, da pandemia, da vulnerabilidade. Outro fator que merece atenção é a percepção da mulher sobre o que é violência e o acolhimento que é dado a esses casos de violência.”, afirmou a presidente Dayse Amarílio.

União entre outras Pastas

Segundo Dayse Amarílio, a intenção é que nos próximos dias aconteça outra reunião com outras secretarias. “Iremos ampliar e fazer um grupo muito sério envolvendo todos os atores que têm relação com a violência, especialmente as trabalhadoras. Queremos fazer uma ação que previna e acabe com esses casos de violência contra as profissionais.”, pontuou Dayse.

“A Secretária da Mulher deu várias sugestões e direcionamentos de como o SindEnfermeiro e a Pasta das Mulheres poderão atuar juntos. Além disso, fomos prontamente acolhidas ela se comprometeu muito com a pauta. Isso nos deixou muito satisfeitas e esperançosas”, finalizou Dayse Amarílio.