Mexeu com uma, mexeu com todas! SindEnfermeiro faz ato contra agressão sofrida por enfermeira do HRG

Publicada em 20 de dezembro de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) realizou um ato na frente do Pronto Socorro do Hospital Regional do Gama (HRG) na manhã desta segunda-feira (20). A manifestação chamada Mexeu com uma mexeu com todas foi convocada pelo SindEnfermeiro após uma enfermeira do hospital ser agredida por um colega médico durante o plantão na última quinta-feira (16).

Dezenas de pessoas, na maioria mulheres e trabalhadoras da enfermagem, participaram do ato que contou com a participação da presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, da diretora Ursula Nepomoceno, da diretora da ABEn-DF, Karine Afonseca, Alexandra Moreschi, representante da Comissão de Saúde e da Mulher Advogada da OAB-DF, e de representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-DF), Sindate, do Conselho de Saúde do Gama e pacientes do hospital.

Luta contra a violência nos espaços de trabalho

Para Ursula Nepomoceno, o ato foi importante para mostrar a força das mulheres e a coragem em não se calar. “A violência dentro das instituições de saúde contra profissionais de saúde mulheres aumentou durante a pandemia e com o sucateamento do SUS os casos têm ocorrido com mais frequência. Não vamos aceitar esse comportamento e vamos estar ao lado dando todo apoio a todas as mulheres.”, destacou Ursula.

De acordo com participantes do ato esse não foi o primeira caso de agressão do médico contra funcionárias do hospital. Outras trabalhadoras também afirmaram que infelizmente agressões contra profissionais da enfermagem são comuns na instituição.

Segundo Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro, infelizmente essa não é uma realidade enfrentada apenas pelas profissionais do HRG. “Esse é um problema constante na enfermagem. Nós, enquanto instituição representativa, atuamos de forma frequente para tentar acabar com os casos de violências contra as trabalhadoras. É importante sensibilizarmos não só as mulheres, mas os homens também!”, afirmou Dayse.

“A intenção do ato foi mostrar para as mulheres, para a enfermagem e para os agressores que mexeu com uma, mexeu com todas! E criar nas trabalhadoras o sentimento de que elas não estão sozinhas e têm com quem contar”, finalizou a presidente.